Um preso é recapturado e outro se entrega; 17 continuam foragidos do Barra da Grota

Reféns foram liberados e receberão atendimento médico e psicológico; um dos presos foi recapturado, enquanto 17 ainda permanecem foragidos

Presídio da Barra da Grota, em Araguaína
Descrição: Presídio da Barra da Grota, em Araguaína Crédito: Divulgação SSP

A Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar (PM) informaram na manhã desta quinta, 4, que mais um detento que fugiu da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, na última segunda-feira, 2, foi recapturado. Marcos Phablo Soares de Carvalho, de 22 anos, foi reconduzido ao presídio, e outro preso, Maurício Pereira da Silva, de 33 anos, se entregou no final da tarde de ontem, 3. Ainda permanecem foragidos 17 detentos.

 

O comitê de crise formado pelo governo esclareceu que foram confirmadas nove mortes do grupo de fugitivos durante confronto com os policiais em uma região de mata próxima à unidade prisional, e não 10, como informado anteriormente.

 

Ainda nesta quarta, os dois servidores estaduais que haviam sido feitos reféns pelos fugitivos foram atendidos no Hospital Regional de Araguaína (HRA). A professora Elisângela Mendes Sobrinho e o técnico em Defesa Social, Roberto da Silva Aires receberão atendimentos psicológicos por parte do Governo do Estado, em suas residências, por meio da Diretoria de Direitos Humanos da Seciju. Dois psicólogos foram disponibilizados para prestar apoio às vítimas, ao preso e às famílias.

 

De acordo com o psicólogo Douglas Hermann Souza, o atendimento, neste momento, visa o acolhimento e uma avaliação inicial do dano psicológico causado pelo trauma. Para ele, as vítimas passaram por situações de alto estresse e também de risco de morte. "Mesmo que a sensação inicial seja de alívio, o atendimento psicológico nesses casos é indispensável", disse. Após avaliação inicial e acolhimento, os atendidos serão encaminhados para atendimento específico.

 

Gabinete governamental

 

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, o gabinete governamental, instalado em Araguaína, será mantido até a recaptura de todos os foragidos. A operação continua com o reforço de policiais militares, através das equipes do 2° Batalhão PM, do Batalhão Rodoviário (BPMRED) e da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), bem como policiais civis, por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e tripulação armada, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Palmas e equipes da 1a Delegacia  Regional (Araguaína), além de agentes penitenciários do município e da Capital.

 

Comentários (0)