Uma semana após queda de caixa em Tupiratins, ATS diz que indenizará prejuízos

Responsável pelo abastecimento de água da maioria dos municípios do Estado, ATS assume responsabilidade pelo rompimento do reservatório em Tupiratins e diz que indenizará famílias que perderam casas

Caixa-reservatório desaba em Tupiratins
Descrição: Caixa-reservatório desaba em Tupiratins Crédito: Foto: Divulgação

A queda de uma caixa-reservatório, com 75 mil metros cúbicos de água - responsável pelo abastecimento da cidade de Tupiratins - ocorrida há quase uma semana, dia 19 passado, já não traz problemas para o abastecimento da cidade. A informação nesta segunda-feira, 23, é da assessoria de imprensa da ATS - Agência Tocantinense de Saneamento - que assumiu integralmente a responsabilidade pelo acidente, que deixou uma vítima com escoriações mais graves, merecendo internação e tratamento, e destruiu duas casas.

 

A estrutura, antiga, deveria estar recebendo manutenção preventiva, a fim de evitar a queda. A ATS admite que há cerca de 80 cidades cujo abastecimento é da sua responsabilidade, com estruturas antigas e deficitárias. Um processo licitatório foi aberto para fazer frente à necessidade de manutenção das estruturas.

 

Confira a íntegra da nota da Agência Tocantinense de Saneamento:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO                                                                          

Palmas, 23 de novembro de 2015

Ocorrência: Queda do reservatório de água em Tupiratins

A Presidência da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) esclarece ao T1 Notícias que a responsabilidade do atendimento do serviço de saneamento do município de Tupiratins é da Agência.

Quanto ao questionamento sobre um contrato de manutenção no valor de R$ 800 mil, não existe. O que existe é um contrato operacional com validade de 2 anos, com a empresa Odebrecht Ambiental, para atender os 80 municípios, no valor de R$ 19 milhões, para pagamento de funcionários, engenheiros, projetos, e manutenção dos serviços (o que não inclui material permanente como troca de reservatório e perfuração de poços dentre outros).

Para os serviços permanentes, o presidente da ATS esclarece que o Governo do Estado já vem trabalhando no sentido de revitalizar o sistema de abastecimento de água nos municípios.  Em maio deste ano o Diretor de Produção, Arlindo Lopes e equipe realizou um levantamento nos 80 municípios de concessão da ATS com o intuito de levantar as demandas do setor.

Mediante o resultado, foi aberto um processo de licitação para atender os 80 municípios com instalação de reservatório metálicos, a perfuração e ativação de poços tubulares e a construção de 80 mil metros de rede adutora de água.

O processo licitatório nº 2015/38970/000329 para contratação de empresa especializada para a execução da obra já se encontra na Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

 

Assessoria de Comunicação

Governo do Tocantins

 

Atualizada às 14h07, de 23/11

Comentários (0)