Umidade relativa do ar pode chegar a 12% no Tocantins nesta segunda; Inmet alerta

Final de agosto não terá chuvas no estado, segundo os meteorologistas; a umidade do ar em Palmas hoje varia entre 20% e 12%

Inmet alerta para baixa umidade relativa do ar
Descrição: Inmet alerta para baixa umidade relativa do ar Crédito: Da Web

A semana no Tocantins será de tempo estável e predomínio de muito calor. Na maior parte do Estado também haverá tempo seco nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso iniciando nesta segunda-feira, 28, emitindo um alerta Laranja quanto à baixa umidade relativa do ar, variando entre 20% e 12%.

 

O período chuvoso só é esperado para o final de outubro. Em relação à umidade relativa do ar, os índices podem chegar, em setembro, a 10%. Conforme os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal é de 60%. De acordo com o instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o alerta laranja corresponde a uma situação meteorológica de perigo e oferece riscos à saúde. A temperatura no Tocantins varia de 31 a 40 graus.

 

Na semana passada, um cartaz foi fixado na porta de entrada do Fórum de Palmas, pelo juiz Luiz Otávio Fraz, da 2ª Vara Cível da Comarca de Palmas, orientando os advogados sobre a dispensa da obrigatoriedade do uso de paletós em audiências realizadas de agosto até novembro, no local.

 

Confira as principais orientações para os dias de clima seco:

 

- Beber muita água por dia, água de coco e sucos naturais, para evitar a desidratação;

 

- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

 

- Evitar frituras;

 

- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;-Usar sempre protetor solar;

 

- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

 

- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;

 

- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;

 

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou Polícia Militar.

Comentários (0)