Unitins fará verificação de mais de 100 alunos da extinta FADES que esperam diplomas

Análise buscará conhecer situação individual de mais de 100 alunos que lutam por diplomação após a extinção da Faculdade em Dianópolis

Acordo é firmado na Unitins
Descrição: Acordo é firmado na Unitins Crédito: Cristian Reurison/Ascom Unitins

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) fará a verificação documental de mais de 100 alunos e egressos da extinta Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste do Tocantins (FADES), que não conseguiram concluir seus cursos superiores ou não receberam os diplomas da graduação. De acordo com a Unitins, a análise dos documentos permitirá a identificação da situação real de cada um, assim as instituições envolvidas poderão analisar soluções para o caso.

 

Um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado ontem, 4, entre a Unitins, o Conselho Estadual de Educação e a Prefeitura de Dianópolis, que fundou a FADES e é a responsável originária pelo caso. O documento é fruto de uma Audiência Pública realizada em Dianópolis no dia 12 de abril.

 

No acordo, a Unitins se dispôs a atuar no processo mesmo sem ter responsabilidade legal ou vínculo educacional com os alunos. Com a implantação do Câmpus da Unitins em Dianópolis, a universidade surgiu como uma esperança para o grupo de alunos que está nessa luta desde 2010, segundo Marcelo de Melo Fernandes, egresso da FADES e procurador dos alunos.

 

Segundo o reitor da Unitins, professor Me. Augusto Rezende, enquanto provedora do conhecimento e universidade pública de ensino superior, a Unitins traz consigo uma responsabilidade social muito grande junto à comunidade. “A Unitins entende que pode contribuir para o processo de regularização e diplomação desses remanescentes da extinta FADES. Como os alunos dizem, a Unitins é uma das poucas alternativas de solução para esse caso, é a esperança deles. E faremos tudo dentro da legalidade, com transparência e dentro dos critérios que a Unitins sempre usou em todas as suas ações”, destaca.

 

Comissão fará verificação em maio

 

Já foram definidos os membros da Comissão Mista, com representantes das três instituições envolvidas, que fará a verificação documental. Também foram determinados os prazos para cada etapa do trabalho e as responsabilidades de cada parte no processo.

 

A Comissão fará a verificação in loco entre os dias 14 e 18 de maio, já que o acervo encontra-se sob guarda da Prefeitura. Um relatório técnico com o diagnóstico da situação encontrada será apresentado até o dia 25 de maio.

 

A próxima reunião entre Unitins, Prefeitura de Dianópolis e Conselho Estadual de Educação ficou marcada para 30 de maio, quando o relatório será apreciado. “Concluindo-se pela possibilidade da Unitins receber esses alunos, uma das medidas analisadas é a possível abertura de edital específico para contemplá-los, atendendo aos critérios que o Conselho Universitário (CONSUNI) determinar para a proficiência”, informou a Unitins.

 

Empenho conjunto para solucionar o problema

 

O reitor da Unitins pontuou o empenho da Prefeitura, do Conselho Estadual e do corpo técnico da Unitins que não têm poupado esforços para sanar definitivamente a questão. O prefeito padre Gleibson Moreira reforça que “desde os primeiros passos a gente percebe que há boa vontade da Unitins e muito interesse das instituições de que isso se resolva da melhor forma possível. Essa integração entre Prefeitura, Unitins e Conselho Estadual de Educação vai produzir bons frutos. A assinatura do Acordo de Cooperação mostra que a responsabilidade social é mais importante do que qualquer questão política. Nós estamos unidos e juntos vamos resolver esse problema”.

 

“É a materialização dos nossos anseios e somente está acontecendo graças à solidariedade das instituições aqui representadas, que viram nosso prejuízo e a injustiça que estava acontecendo conosco. Nós lutamos, estudamos, pagamos mensalidade na FADES e queremos resolver a situação”, destaca Marcelo Fernandes, egresso da FADES.

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