O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) informou que está recolhendo até este sábado, 26, as 4.995 urnas eletrônicas utilizadas nas Eleições Municipais de 2024. A operação, iniciada em 24 de março, abrange todo o estado e conta com o apoio das 33 zonas eleitorais do Tocantins. As urnas estão sendo transportadas para a Central de Urnas Eletrônicas, localizada em Palmas.
Segundo o chefe da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (Sevue), Eduardo Koelln, após o recolhimento, os equipamentos passarão por um processo de manutenção preventiva. “Isso é importante, pois nesse estágio iremos realizar o STE - Sistema de Testes Exaustivos -, esses testes serão realizados agora, na parte interna, para vermos se as urnas estão aptas para mais um ciclo eleitoral”, complementou.
Além das urnas, são recolhidos materiais como bobinas de papel, cabines de votação, prateleiras e baterias, que foram utilizados durante o pleito.
As primeiras remessas contemplaram as zonas eleitorais da região norte do estado, como a 32ª ZE de Goiatins, a 33ª ZE de Itacajá, a 23ª ZE de Pedro Afonso e a 8ª ZE de Filadélfia. Já a etapa final do recolhimento será concluída com o retorno das urnas das zonas eleitorais da região sul, incluindo a 19ª ZE de Natividade, a 20ª ZE de Peixe e a 2ª ZE de Gurupi.
O TRE-TO reforçou ainda que a ação faz parte da preparação para as Eleições 2026, para garantir segurança, transparência e confiabilidade no processo eleitoral.
Comentários (0)