Vacinação contra brucelose no TO atinge 91,93% de cobertura na 1ª etapa da campanha

Mais de 594 mil fêmeas foram imunizadas; doença é zoonose e representa risco à saúde humana

Crédito: Keven Lopes/Governo do Tocantins

A primeira etapa da vacinação contra a brucelose no Tocantins alcançou 91,93% de cobertura, conforme balanço divulgado nesta terça-feira, 15, pela Adapec. Ao todo, 594.592 bovídeas com idade entre três e oito meses foram imunizadas até o fim da campanha, encerrada em 30 de junho.

 

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, o índice é um importante termômetro dos esforços dos servidores da Agência e dos produtores rurais. “Esse índice reforça o compromisso que os produtores rurais têm com a sanidade do nosso rebanho, tornando o nosso Estado uma referência nacional, como ocorreu em 2023 quando o Tocantins ocupou o 1º lugar no ranking nacional de cobertura vacinal contra a brucelose”, explicou.

 

“Os altos índices de vacinação da brucelose alcançados no Tocantins indicam que os produtores estão conscientizados para a importância da vacinação como o melhor método de controle da doença em seus rebanhos. Pois, um rebanho vacinado representa animais mais saudáveis, mais produção e mais lucro para o produtor”, apontou a responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (Pecebt), Carolina Silveira Ozorio.

 

Brucelose

Trata-se de uma doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella, que acomete bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e equídeos. A doença tem importância para a saúde pública, pois é uma zoonose e também pode atingir o ser humano.

Comentários (0)