Viagem de secretário para sul do Brasil, com direito a lazer, é questionada

A viagem a Santa Catarina, conforme apurou o T1 Notícias, foi custeada pelo Estado e fez parte de uma “Missão de Intercâmbio do Banco Mundial"

Secretário explica viagem e passeio a jogo do Brasileirão
Descrição: Secretário explica viagem e passeio a jogo do Brasileirão Crédito: Manoel Júnior

Uma viagem feita recentemente pelo secretário da Agricultura (Seagro), Thiago Dourado, para o sul do país, gerou questionamentos quanto à sua real necessidade e também momento de lazer em jogo de futebol enquanto estava na cidade.

 

A viagem a Santa Catarina, conforme apurou o T1 Notícias, foi custeada pelo Estado e fez parte de uma “Missão de Intercâmbio do Banco Mundial, com compartilhamento de políticas públicas de todos estados brasileiros, que são financiados pelo banco, com projetos nas áreas de agricultura ou pecuária”, de acordo com a pasta.

 

Santa Catarina foi o Estado anfitrião do evento em 2018 por ter a execução do Projeto SC Rural, com recursos do Banco, encerrada em 2017 e pode apresentar aos demais estados, que ainda estão com projetos em execução, experiências positivas de políticas de públicas, de fomento e crédito, que deram certo, e obstáculos comuns que devem ser superados. O Tocantins foi um dos Estados que teve representante visitando o evento.

Sobre a presença do secretário no Jogo de Futebol no Estádio Arena Condá, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro Serie A, no confronto entre o Time Chapecó e o Time Sport, com início às 21h, “informamos que todos os representantes de Estado que participaram do evento foram convidados para irem ao estádio como Anfitriões Chapecoenses e que o  ingresso foi uma cortesia das empresas do agronegócio santa catarinenses, a todos da comitiva que participaram do intercambio do Banco Mundial”, afirmou a Seagro com envio de uma foto do ingresso cortesia.  

 

O evento

 

Durante o evento, segundo a Seagro, houve programações de apresentações técnicas de soluções das execuções de cada Estado, reuniões com a Diretoria do Banco Mundial para Operações no Brasil, visitas técnicas a propriedades rurais, nos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Seara e reuniões com as equipes da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca de Santa Catarina, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, bem como propriedades rurais em Florianópolis.

 

O secretário, juntamente com membros da comitiva de outros estados, fez umavisita técnica para acompanhar os resultados desses projetos.

 

Projetos financiados pelo Banco Mundial no Tocantins

 

A Seagro informou que no Tocantins o Banco Mundial financia projetos em diversos focos no âmbito da agricultura e pecuária e que foi elaborado um diagnóstico da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura. “Em especial, estamos construindo 8 agroindústrias de proteína animal, com origem da bovino, ovino e caprinocultura,  que atuarão como polo indutor do desenvolvimento regional com a agroindustrialização do interior tocantinense, atendendo todas as regiões do Estado”.

Comentários (0)