Violação às prerrogativas de advogados passa a ser infração funcional no Tocantins

Lei que determina que violações de prerrogativas são infrações funcionais foi sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa.

Crédito: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins comemorou uma grande conquista para toda a classe no Estado após o governador em exercício, Wanderlei Barbosa, sancionar a Lei que determina que violações de prerrogativas são infrações funcionais.

 

Agora os servidores estaduais que descumprirem essas normas podem ser penalizados administrativamente. A medida foi vista pela advocacia como um passo importante na defesa do Estado democrático de direito e fruto da luta da OAB/TO em defesa das garantias e dignidade da classe.

 

“Mais uma vez as conquistas em defesa da advocacia tocantinense são referência para o Brasil. Essa é uma conquista que garante a todos nós, advogados e advogadas, cidadãos e cidadãs, acesso à justiça. A OAB/TO se destacou nos últimos três anos pelas ações incisivas de defesa das prerrogativas e esse reconhecimento institucional, fruto do diálogo com outros poderes, mostra que esse é apenas o início de outras conquistas que ainda estão por vir”, comemorou o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

 

Para a procuradora-geral de prerrogativas da OAB/TO, Auridéia Loiola, este é um momento histórico no reconhecimento do trabalho da advocacia. “Esse é um grande passo que ficará marcado na história da advocacia tocantinense. Cada advogado e advogada que teve sua defesa firme realizada pela Ordem através dos desagravos sabe agora que sua luta não ajudou a edificar essa grande conquista para todos nós. Sem advocacia não existe democracia e nem acesso dos cidadãos aos seus direitos”, disse Auridéia Loiola.

 

“Tenho a honra de ser o autor deste projeto que foi sancionado pelo governador. Isso vai garantir mais liberdade na atuação, mais força na petição e mais prestígio advogado que é essencial a prestação jurisdicional e também uma administração mais digna entre os que tramitam no Estado que agora vão ter com essa alteração uma salva guarda maior”, disse o autor do Projeto de Lei, deputado estadual Ricardo Ayres.

 

Acompanhamento legislativo

 

O presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB, Enan Santos Barbosa de Sousa, comentou o Projeto de Lei. “A Lei incorpora dentro do estatuto dos servidores uma previsão legal que respeita e facilita o nosso trabalho na representação das pessoas”, disse Barbosa.

 

Conselho Federal


A Conselheira Federal da OAB, Kellen Pedreira, pontou que vê com bons olhos e como um grande avanço e uma conquista para a advocacia e para a sociedade. “O papel do advogado é de suma importância, atuando como sentinela da população”, destacou Kellen.

Comentários (0)