Vista de projeto gera conflito entre deputados na Comissão de Finanças

Após embate regimental entre Gipão e Eduardo Fortes, projeto do governo Laurez que autoriza operação de crédito é aprovado na Aleto

Crédito: Reprodução/TV AL

Antes de ser aprovado, o PL 19/2025, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com garantia da União, gerou conflito entre deputados durante sua tramitação na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

 

O embate ocorreu quando o deputado Gipão (PL) solicitou vistas do projeto, registrando formalmente seu pedido no painel eletrônico da Casa. "Senhor presidente, eu peço vista desse projeto só para que eu possa analisar as emendas. Tem algumas emendas. Preciso de um prazer só para que eu possa dar uma analisada", justificou o parlamentar.

 

Logo depois, o deputado Eduardo Fortes (PSD) também requereu vista, alegando ter sido o primeiro a levantar a mão. "Pelo regimento aqui, pelo que eu sei, quem levantou a mão primeiro aqui, todo mundo que aqui presente viu. Então o pedido de vista tinha que passar era para mim", argumentou Fortes.

 

O presidente ds Comissão, deputado Olyntho Neto (Republicanos), interveio aplicando o regimento interno. Citando o artigo 74, inciso 13º, ele explicou: "Os pedidos de vista nas comissões só poderão ser formulados por um membro de cada partido ou bloco parlamentar, não podendo havendo haver atendimento a pedidos sucessivos. Deputado Gipão é do mesmo bloco de Vossa Excelência, então pedido de vista de Vossa Excelência fica prejudicado".

 

Na ocasião, o deputado Gutierres Torquato (PDT) criticou a movimentação, dizendo que o projeto havia sido "amplamente discutido durante todo o dia, inclusive com os representantes da instituição financeira Banco do Brasil, com o secretário da Fazenda do Governo"

Comentários (0)