Vítima da covid, falece um dos principais escritores do Tocantins, Professor Concesso

Nascido em Rio Espera, em Minas Gerais, Concesso chegou a Araguaína em meados de 1966.

Crédito: Reprodução

Faleceu no início da manhã desta sexta-feira, 4, em Marabá (PA), o professor e escritor José Francisco Concesso, aos 84 anos, vítima da covid-19. Ele, que era um dos principais escritores de Araguaína e do Tocantins, estava na cidade paraense visitando familiares.


 

Concesso foi internado no último sábado em um hospital particular de Marabá, onde ficou sete dias entubado na UTI, mas não resistiu.



 

Professor Concesso


 

Nascido em Rio Espera (MG), no ano de 1936, e com passagens, ao longo da vida, por várias cidades, inclusive da Europa, o Professor Concesso foi pioneiro em Araguaína na literatura, deixando um legado cultural incontestável para o município, o Tocantins e o Brasil. Ele era professor de latim, direito, teologia e escritor.


 

Concesso era o atual presidente e um dos fundadores da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), sendo autor de diversas obras de destaque como "Latim – Primeiros Passos", "Andanças", "Retrato Falado", "Escrevendo para Todos" e "Meu Primeiro Picolé".


 

Ainda em Araguaína, foi diretor regional da Secretaria Estadual da Educação e também vice-diretor da Faculdade Católica Dom Orione (Facdo). Em 2017, foi apontado pela Revista Superinteressante como o escritor mais importante do Tocantins no Mapa Literário que selecionou os 26 autores mais representativos de cada estado brasileiro.




 

Notas de Pesar



Nas palavras do deputado estadual Elenil da Penha, Concesso era “expoente da literatura, educador incansável e intelectual renomado”. O parlamentar disse que recebeu com enorme pesar a notícia do falecimento do escritor. “Neste momento de tristeza e consternação, externo meus sinceros sentimentos aos familiares, amigos e admiradores, pedindo a Deus que os conforte e dê força” expressou.

 

 Prefeito de Araguaína  Ronaldo Dimas: É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento nesta sexta-feira, 4, do escritor José Francisco da Silva Concesso, aos 84 anos, vítima de covid-19. Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos. Que Deus possa confortar e dar forças para enfrentar este momento de dor.


Deputado Federal PT/TO, Célio Moura:  Muito consternado recebo a notícia do falecimento do grande escritor José Francisco Concesso, hoje (4/09), vítima de COVID19.  O intelectual José Francisco era membro da ACALANTO - Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense - da qual foi seu fundador, escritor, autor de belos livros, expoente da nossa literatura do Tocantins e Reitor da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS. Nesse duro momento de dor, me solidarizo e remeto força aos seus familiares, amigos e admiradores de vida.  Sua memória e sabedoria seguirão firmes, como inspirações.  José Francisco Concesso, presente!

 

Deputada Federal Dulce Miranda e Marcelo Miranda:  O Tocantins perde um dos seus grandes intelectuais nesta sexta-feira, 4, o professor e escritor José Francisco da Silva Concesso. Mineiro de nascimento e tocantinense de coração, Dr Concesso deixa um legado cultural inestimável para o nosso Estado.  Com vários livros publicados, Dr Francisco da Silva fundou a Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto) e também era integrante da Academia Tocantinense de Letras (ATL).Neste momento de tristeza, externamos os nossos mais sinceros sentimentos e condolências a todos os familiares, amigos e à classe de escritores da ATL e da Acalanto. Rogamos a Deus o amparo necessário ao espírito do Dr José Francisco da Silva Concesso.

Comentários (0)