Após uma semana de intensa programação, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), no Parque Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional, encerra sua programação neste sábado, 18. Nesta quinta-feira, 16, as atividades no local ficaram ainda mais intensas com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que despachou diretamente do gabinete montado para ele. Em sua agenda, assinatura de termos e decretos voltados ao agronegócio.
Das assinaturas, destaque para o Termo do Subprograma Produtos da Terra que, por meio de arranjos locais, visa fomentar e fortalecer empreendimentos coletivos para estimular o desenvolvimento socioeconômico sustentável dos municípios tocantinenses. Também assinaram o documento o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, (Sics), e o presidente do Instituto Meio, Lars Diederichsen.
Acompanhado do secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café de Sá, o Governador também assinou o Decreto de N° 6.789 e o Projeto de Lei nº 7, de 15 de maio de 2024, que tratam diretamente da apicultura no Estado. A primeira assinatura é referente a utilização da polinização dirigida para o seu uso na agricultura (Poliniza Tocantins) e a outra, é sobre o transporte de abelhas nativas sem ferrão (meliponíneos), dentro do Estado do Tocantins.
Cessão
O governador Wanderlei Barbosa ainda assinou a prorrogação da Cessão da Área da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) de Porto Nacional, para a construção definitiva 5º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com o superintendente do Patrimônio da União no Estado do Tocantins, Edy Cesar dos Passos Junior, comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Barbosa e demais militares.
O processo de parceria entre a SPU e o Estado envolve a cessão de uso por mais 3 anos de uma área inicial de 25 mil metros quadrados para construção da sede da Polícia Militar de Porto Nacional, onde assim que concluída, será formalizado o termo de doação final.
Pacto pela Inovação
Com presença de 21 representantes, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, na solenidade de assinatura do Pacto pela Inovação. O instrumento reúne, em um compromisso público, empresas, universidades, centros de pesquisa, entidades do setor público e privado e outros atores relevantes para trabalharem juntos em prol da inovação.
Comentários (0)