Wanderlei e embaixador da Costa Rica discutem parcerias para turismo e meio ambiente

No encontro diplomático, foram discutidas ainda pautas voltadas para agricultura e economia

Crédito: Luciano Ribeiro/Governo do Tocantins

Com o intuito de estreitar relações e fortalecer parcerias internacionais, o governador Wanderlei Barbosa recebeu nesta quinta-feira, 23, no Palácio Araguaia, o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Antonio Lizano Ortiz. O encontro foi mais uma ação diplomática realizada pelo país da América Central, que vem cumprindo uma série de visitas nas unidades federativas brasileiras.

 

Na oportunidade, Wanderlei Barbosa destacou o quão importante é o intercâmbio entre países latinos, uma vez que o Tocantins tem muito a oferecer e receber, principalmente no que se refere às pautas em turismo, cultura, meio ambiente e economia. “O embaixador está conhecendo o nosso Estado, a nossa cultura e aqui há a oportunidade de ver o nosso ecoturismo, que é muito similar ao da Costa Rica. Norman se interessou em conhecer nossos atrativos turísticos além da nossa capital, o que vemos como algo extremamente positivo, que nos possibilita um interessante intercâmbio”, afirmou.


Ainda durante a visita, foram debatidas questões do ecoturismo e da preservação ambiental. O embaixador usou o Tocantins como exemplo de equilíbrio entre a produção agrícola e o meio ambiental, vendo possibilidades no Estado para futuros projetos e parcerias, que visam trazer benefícios tanto para o Brasil como para a Costa Rica. “É muito importante conhecer o Tocantins. Um lugar que é exemplo de conservação e tem muito potencial econômico em vários campos, como o agrário e o de pesca, por exemplo. Vejo que aqui a população tem qualidade de vida em outras esferas, como saúde e educação. Dessa forma, analisamos muitas possibilidades de parcerias, principalmente para falar sobre ecoturismo e conservação, que são dois objetivos da política interna e externa do meu país”, expressou o embaixador da Costa Rica, Norman Lizano Ortiz.


Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcello Lelis, o Tocantins tem muito a acrescentar ao país latino-americano, principalmente por questões do ecoturismo, uma vez que essa troca de experiências possibilita estudos futuros para realização de parcerias entre os dois países. “A Costa Rica e o Tocantins têm similaridades muito grandes, no que tange ao turismo e ao meio ambiente. E a nossa atividade turística está totalmente ligada à questão ambiental. Conhecer a experiência da Costa Rica será extraordinário para desenvolver tudo que a gente está pensando, seja na área ambiental, seja na área do turismo”, comentou o secretário.


Embaixador Norman Lizano Ortiz


Norman Antonio Lizano Ortiz tem formação em Direito, pela Universidade da Costa Rica; e mestre em Proteção Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Utrecht, nos Países Baixos. Além disso, é mestre em Economia Política Internacional e Desenvolvimento, pelo Instituto de Estudos Sociais, também nos Países Baixos.

 

Desde 2019, ele ocupa o cargo de embaixador da Costa Rica no Brasil, tendo antes realizado as funções de presidente da Comissão Costarriquenha de Direito Internacional Humanitário; e assessor embaixador para Desarmamento e Direito Internacional Humanitário; tendo assumido ainda o cargo de ministro conselheiro da Missão Permanente da Costa Rica no Escritório das Nações Unidas em Genebra.

Comentários (0)