Wanderlei percorre o Jalapão, dialoga e busca soluções para demandas das comunidades

Equipe do governo esteve junto com moradores, comerciantes, empresários, profissionais da área turística da região, com intuíto de trazer melhorias imediatas para a cidade de São Félix.

Diálogo com a comunidade, gestores públicos e profissionais ligados ao turismo
Descrição: Diálogo com a comunidade, gestores públicos e profissionais ligados ao turismo Crédito: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Abrindo a ampla agenda governamental na região do Jalapão, o governador Wanderlei Barbosa esteve na cidade de São Félix do Tocantins nesta sexta-feira, 17. No município, ele e sua equipe técnica dialogaram e receberam demandas dos gestores públicos, profissionais ligados ao turismo, associações e comunidade, a fim de alinhar e viabilizar melhorias para a região.

 

De acordo com o governo, o encontro faz parte de uma ação itinerante para acompanhar a realidade dos municípios tocantinenses. “Viemos aqui ouvir os moradores e a população. Vamos realizar os projetos com o aval da população. Tudo será feito em conjunto com a comunidade, pois somos servidores públicos e temos a obrigação de fazer as ações com coerência, para atender, principalmente, os moradores do Jalapão”, destacou Wanderlei Barbosa.

 

Demandas

 

Marcos Oliveira é morador de São Félix, tem comércio na cidade e também é proprietário do fervedouro Bom Sucesso. O empreendedor solicitou melhorias nas estradas, principalmente nas comunidades rurais. “Existem locais que necessitam ter acesso a cidade, além disso alguns pequenos povoados ficam nas proximidades de fervedouros e outros pontos turísticos. Portanto, seria importante a estruturação dessas vias, dando acesso a cidade e ajudando no turismo”, comentou.

 

O presidente da Agência de Transporte, Obras e Infraestrutura (Ageto), Márcio Pinheiro, anotou a demanda e avaliou as possibilidades de viabilizar um estudo e acompanhamento, in loco, junto com a prefeitura de São Félix, para que a parceria seja formalizada e o projeto siga em andamento nos trâmites legais. O presidente destacou, também, as obras que estão avançando, dentre elas, os serviços na rodovia TO-247, do trecho de Lagoa do Tocantins, nas proximidades do km 51, até o município de São Félix, que já passam por licitação. “Sabemos da dificuldade do Jalapão e por questões geográficas, os serviços exigem mais atenção. Atualmente 25% das máquinas do governo estão no Jalapão, o que representa um avanço em relação ao ano passado. Queremos mais e vamos trabalhar para isso”, afirmou o presidente.

 

O prefeito de São Félix, Carlos Ribeiro, também apresentou as suas propostas, no qual viabilizou um documento para ser discutido junto à equipe estadual. O gestor municipal destacou, ainda, que a presença do governador é importante para que os trabalhos no turismo e outras áreas essenciais sejam realizados. “Esse é um momento de grande relevância para nossa cidade, pois quando o governador deixa o Palácio Araguaia para acompanhar de perto as nossas demandas, vemos que o Governo do Tocantins se preocupa com o povo do Jalapão. Como prefeito, afirmou que esse momento é um marco histórico para a região, já que estão procurando as nossas prioridades para trazer melhorias para nossa cidade”, comentou o prefeito de São Félix.

 

Povoados do Prata e Mumbuca

 

No mesmo dia, o governador visitou comunidades tradicionais e conversou com moradores dos quilombos do Prata e Mumbuca, que apresentaram as principais demandas de cada comunidade. 

 

No povoado do Prata, em São Félix, Wanderlei Barbosa se reuniu com os moradores na praça central da comunidade. Dentre as demandas expostas, a mais urgente foi a regularização fundiária da área de aproximadamente 61 mil hectares. As famílias do Prata lutam pela regularização da área há décadas. Os primeiros documentos de propriedade na região foram emitidos ainda na década de 1980 pelo antigo Instituto de Terras de Goiás. 

 

Na comunidade Mumbuca, a comunidade elencou a necessidade de assistência técnica para os problemas frequentes de queda de energia, internet e telefone no povoado, além de auxílio para a realização da festa da colheita do capim dourado, e ainda melhorias de estradas e construção de pontes para facilitar o acesso da população e turistas.

Comentários (0)