Após participar nesta sexta-feira, 30, da abertura da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, que cumpriu intensa agenda, manteve encontro com o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, no Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos. Na oportunidade, Barbosa assinou a adesão do Tocantins ao Plano Brasil sem Fome para garantir a segurança alimentar das famílias menos favorecidas no estado.
Na ocasião, foi assinado também o protocolo de intenções entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social para redução da pobreza, que prevê a oferta, de forma gratuita, de programas, projetos e ações às pessoas inscritas no CadÚnico para acelerar a inclusão social e produtiva de pessoas em situação de baixa renda e vulnerabilidade social.
Durante o evento, o ministro Wellington Dias anunciou a liberação de R$ 5,6 milhões para aquisição de alimentos. “A determinação do Presidente Lula é trabalhar com o Tocantins, com o governador Wanderlei Barbosa, com sua equipe, com os prefeitos, a entidade dos municípios, além do setor empresarial. Esses protocolos assinados hoje são da maior importância. O primeiro, dentro da linha do Brasil sem Fome, para que a gente dê as mãos a quem mais precisa. Outro celebra uma parceria para trabalharmos juntos um programa nas áreas vinculadas ao emprego e o empreendedorismo”, explicou o ministro ao citar programas já realizados pelo Governo do Tocantins, como o Jovem Trabalhador.
Programas Sociais
Durante a solenidade, o governador Wanderlei Barbosa destacou os diversos programas sociais já em andamento no Tocantins que atendem os pequenos produtores, empreendedores, ao exemplo do Mesa Farta, doação de sêmen para pequenos produtores, sementes e calcário. Afirmou que a parceria com o Governo Federal certamente vai fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas para os menos favorecidos.
O vice-governador Laurez Moreira, que também participou do ato, disse que esse Plano do Governo Federal chega para fortalecer as políticas públicas que já estão em prática na gestão do governador Wanderlei Barbosa. “
Brasil Sem Fome
O Brasil Sem Fome é um plano que reúne mais de 90 programas e ações do Governo Federal, além de mobilizar outros Poderes e esferas de Governo, com o objetivo de retirar o país do Mapa da Fome. O programa é inspirado em iniciativas passadas e foi elaborado no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). As pessoas em situação de insegurança alimentar grave são o público-alvo do Plano Brasil Sem Fome e deverão ser identificadas por meio do Cadastro Único (CadÚnico).
Sobre a Conferência
A 14ª Conferência Estadual de Assistência Social ocorreu no Auditório Cuica da UFT. Realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o evento abordou o tema Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos. A Conferência termina neste sábado, 30, com programação pautada em cinco eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Articulação entre os segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e Transferência de Renda.
Durante a abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, enfatizou a relevância do tema e a parceria entre os governos estaduais e o Governo Federal na promoção da assistência social, destacando a necessidade de aprimorar o Sistema Único de Assistência Social para atender as demandas da população mais vulnerável. “Agradeço ao estado do Tocantins e aos municípios por estarem conosco nessa missão. Queremos tirar os brasileiros da pobreza. Parabenizo também o Governo do Tocantins pelos seus feitos e pelas suas políticas públicas. Aqui, pude ver o projeto Jovem Trabalhador, que muito nos orgulha”, pontuou o ministro.
Fases da Conferência de Assistência Social
A Conferência de Assistência Social se desdobra em três fases distintas: as conferências municipais, estaduais e nacionais. As etapas municipais já foram realizadas, enquanto a Conferência Nacional está programada para ocorrer em dezembro.
O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, destacou o empenho do Governo do Tocantins para a realização do evento, parabenizando não só a equipe organizadora, mas a todos os presentes que entendem a importância da assistência social.
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reforçou as parcerias entre gestões municipal e estadual, agradecendo e parabenizando o Governo Federal com a atenção para a realização do evento na Capital. “O dia de hoje é marcado pelo retorno do Brasil, de uma política de abraçar todas as causas, que estruturam e garantem os direitos humanos daqueles que esperam do poder público a máxima eficiência. Política não se faz sozinho e agradeço ao Governo do Tocantins, que tem o olhar para a nossa cidade, para o nosso Estado”, declarou a prefeita.
Presenças
Acompanharam o vice-governador Laurez Moreira, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; a senadora Dorinha Seabra; o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato; a pró-reitora de Ensino da UFT, Maria Santana Milhomem; a conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Doris de Miranda Coutinho; a promotora de Justiça Araína D’Alessandro; o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges; o deputado estadual Eduardo Mantoan; representantes de Conselhos de Assistência Social; prefeitos de municípios do Tocantins e demais autoridades.
Comentários (0)