Zailon Miranda é empossado novo procurador-geral de Contas do Tocantins

Posse teve a presença do governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, que destacou a importância da harmonia entre os poderes e as instituições públicas

Governador acompanha posse de Zailon Miranda
Descrição: Governador acompanha posse de Zailon Miranda Crédito: Foto: Secom/TO

Na presença do governador do Estado do Tocantins, Marcelo Miranda, do presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Manoel Pires dos Santos, e demais autoridades, o procurador-geral de contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues, prestou, na tarde desta quinta-feira, 17, o juramento de posse. A solenidade aconteceu no auditório do TCE/TO, em Sessão Especial do Tribunal Pleno.


Em seu pronunciamento, Zailon lembrou de sua história difícil no interior do Estado e a sua persistência até chegar na sua posição atual. “Busco o eterno aprendizado e, incessantemente, o aprimoramento da gestão pública, com uma fiscalização cada vez mais eficiente de interesse social que venha ao encontro efetivo do controle do erário público”, ressaltou. O procurador-geral empossado ainda chamou atenção dos poderes constituídos do Estado para uma parceria em busca de um interesse coletivo, comum e social, procurando fazer justiça e fiscalização. Quando à procuradora Litza Leão Gonçalves, que deixa o cargo, Zailon transmitiu respeito pelo trabalho executado por ela, que, segundo ele, dignificou a instituição nesses dois anos como procuradora-geral de Contas.

 

Em sua fala, Marcelo Miranda destacou a importância da harmonia entre os poderes e as instituições públicas, bem como, o trabalho dos conselheiros, auditores, procuradores e técnicos do Ministério Público de Contas. Para o governador, o órgão é vital para manter a ordem jurídica, a proteção aos ideais e princípios republicanos de independência e autonomia entre as instituições que atuam na administração pública. “Esta corte de Contas é um instrumento de defesa da sociedade contra a má gestão dos recursos públicos”, disse.

 

A procuradora Litza enfatizou, em seu discurso, que a solenidade é uma expressão republicana do funcionamento do Ministério Público de Contas e a alternância de chefia é uma celebração da democracia.  Ao cumprimentar o novo procurador-geral afirmou que receber a incumbência de representar o MP de Contas é uma distinção e uma enorme responsabilidade.

 

Manoel Pires ainda parabenizou a procuradora Litza Leão pelo trabalho em diversas campanhas de combate à corrupção. E a respeito do que agora o procurador-geral Zailon Miranda tem pela frente, enfatizou que é dever do Ministério Público de Contas a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos direitos fundamentais. “É o guardião da lei e fiscal de sua execução”, acrescentou.

 

Comentários (0)