Zona de Convergência deve provocar chuvas intensas no TO neste fim de semana 

Fenômeno deve deixar o tempo muito instável, com possibilidade de descargas atmosféricas e rajadas de ventos

Crédito: Eduardo Azevedo

A previsão para este domingo, 10, é que haja a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul no Tocantins, o que torna o tempo muito instável e com chuvas fortes no estado. O fenômeno climático, que pode concentrar grandes volumes de chuva em um curto período, pode provocar também rajadas de ventos de até 80 km/h e possibilidade de queda de granizo.

 

A previsão é do Grupo Storm, empresa de monitoramento climático que atende a Energisa. “Para o início da próxima semana, a atuação da Zona de Convergência ainda deve provocar chuvas intensas, acompanhada de raios. No decorrer da semana, a intensidade da chuva deve reduzir, mas ainda deve ocorrer chuva moderada em todos os dias”, explicou a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes. 

 

Por conta do volume de chuva esperado e velocidade dos ventos previsto, a empresa reforça a importância dos tocantinenses tomarem alguns cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica. Por conta das rajadas de ventos, por exemplo, há possibilidade de galhos, árvores e objetos serem lançados na rede elétrica. “Jamais tente retirar qualquer tipo de objeto da rede elétrica, pois eles podem estar energizados e causar choques ou até acidentes fatais”, orientou a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Luciana Teixeira.  

 

Já nos casos de descargas atmosféricas, as principais orientações são: evitar áreas descampadas, ficar longe de árvores e estruturas metálicas e não manusear equipamentos ligados à tomada durante as tempestades. “Durante os temporais, objetos podem atingir a rede elétrica, causando o rompimento de cabos de energia e danificando postes. Por isso, aqui no Tocantins, a empresa monitora em tempo real todo o sistema e faz os deslocamentos de equipes e materiais necessários para enfrentar as situações de instabilidade”, enfatizou. 

 

Raios 

Nesta quinta-feira, 8, foram registrados em 24 horas, mais de 25 mil descargas atmosféricas no Tocantins. Somente esta semana, foram 95.765 raios nuvem-solo no território tocantinense. Esse tipo de descarga atmosférica, como o próprio nome diz, é o que atinge o solo e, consequentemente, pode atingir a rede elétrica.  

 

Apesar da tecnologia de proteção contra raios e de religamento automático, equipamento de proteção que detecta correntes de curto-circuito e desliga e religa automaticamente os circuitos, o sistema elétrico pode sofrer interferência por conta das descargas atmosféricas que atingirem a rede. Por isso, a concessionária de energia reforça as seguintes dicas de segurança: 

 

-Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;   

-Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;  

 -Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;   

-Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;   

-Não utilize chuveiro elétrico (secador, chapinha etc);  

-Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;   

-Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;   

-Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;   

-Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;   

-E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.   

 

A Energisa orienta aos clientes a informarem ocorrências de falta de energia por meio dos canais digitais. O atendimento é disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Pelo aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular), Agência Digital pelo site energisa.com.br e atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa):  www.gisa.energisa.com.br

 

Comentários (0)