A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins(Sebrae), realizam o 1º Congresso da Indústria Tocantinense (CIT), grande fórum estadual para discussão de alternativas focando a industrialização como fator de crescimento e desenvolvimento para o setor empresarial e o Estado. Com o tema “A transformação passa por aqui”, o evento será realizado entre os dias 02 e 04 de outubro, no Espaço Cultural, em Palmas. A abertura oficial será realizada às 9 horas do dia 02/10.
As atividades do evento incluem painéis, seminários, workshops e programação cultural para toda a comunidade. As discussões voltadas aos empresários serão conduzidas por renomadas personalidades do meio industrial e objetivam levantar demandas, oportunidades e soluções à industrialização do Estado documentadas na Carta da Indústria ao final do evento. Confirmou presença o ministro dos Transportes, César Augusto Borges e do Turismo, Gastão Vieira, além de especialistas sobre os assuntos em discussão. O ministro da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, desmarcou sua vinda por motivo de saúde.
O primeiro dia contará com a apresentação dos painéis temáticos que irão discutir os temas infraestrutura, sustentabilidade, inovação e investimentos. Além dos ministros, os painéis terão a participação de nomes como o presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, Robson Andrade, o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barreto, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu e o presidente da FIETO e Sebrae Tocantins, instituições realizadoras do evento, Roberto Pires.
Diversos especialistas nos assuntos em discussão também participam do Congresso como o presidente da Bunge, Pedro Parente, o especialista em Agronegócio, Marcos Jank, o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, o professor e ex-Ministro da Previdência Social, Roberto Brant, o diretor da CNI, Rafael Lucchesi, o economista Cláudio Adilson Gonçalvez, a superintendente nacional da Caixa, Eugênia Melo e o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick.
Encerrando as atividades do primeiro dia de evento, será realizado o Desfile Show do SENAI Tocantins/CETIQT (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), a partir de 21 horas, com peças exclusivas baseadas na iconografia (símbolos) do Tocantins produzidas por estilistas da instituição.
Já no segundo dia, acontecem workshops envolvendo dez segmentos: piscicultura, silvicultura, grãos, carne e couro, leite, turismo, confecção e moda, minerais e não metálicos, construção civil e madeira e mobiliário. Acontecem ainda eventos paralelos como o Encontro Empresarial, o Encontro de Agentes de Desenvolvimento Local, o Seminário de Laticínios e Fornecedores e o Seminário de Logística.
Ainda no dia 3, a partir das 18 horas, serão realizados os Encontros e Rodadas de Negócios. A partir de 20 horas acontece o lançamento do livro-catálogo “Iconografia do Tocantins”, publicação que teve como objetivo fazer o resgate cultural do Estado, a partir do registro icnográfico dos aspectos culturais, naturais e criativos do Tocantins. A obra servirá de inspiração para os profissionais da cultura, indústria, comércio, serviços e agronegócio.
No último dia de evento, 04, finalizadas as discussões, o governador do Estado, Siqueira Campos, recebe a Carta da Indústria que será apresentada no evento às 11 horas. O Congresso será encerrado com o Festival SESI Música - Campeões do Campeões que levará o talento do trabalhador da indústria para o evento no Teatro Fernanda Montenegro. Diversos mini-cursos nas áreas de saúde e segurança do trabalho também serão oferecidos no último dia de evento.
A realização do Congresso é da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Tocantins (Sebrae/TO), com apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), SENAI Tocantins/CETIQT RJ e parceiros.
VITRINES TECNOLÓGICAS
Durante os três dias, uma programação inovadora estará aberta ao visitante por meio das vitrines tecnológicas realizadas pelos parceiros SESI, SENAI Tocantins/CETIQT RJ, IEL, Sebrae, CNA/Senar que expõem diversos produtos, serviços e atividades de apoio à tecnologia e inovação nas empresas.
Dentre as atrações estão o Body Scanner. Entrando em uma cabine com a roupa adequada, mais de cem medidas do visitante voluntário serão rapidamente mapeadas e mensuradas por sensores luminosos e câmeras do equipamento. Os dados coletados integrarão uma pesquisa antropométrica com objetivo de uniformizar tamanhos de acordo com as medidas do povo brasileiro a fim de que as indústrias de roupas possam fabricar modelos sob estes padrões. O visitante das vitrines tecnológicas poderão ainda exercitar-se nos jogos virtuais em que os movimentos são reproduzidos na imagem da tela em 3D (Xbox) ou mesmo interagir com personagens virtuais utilizando tela e projetor de alta tecnologia. Saiba mais sobre as vitrines tecnológicas.
· Body Scanner: entrando em uma cabine com a roupa adequada, mais de cem medidas do visitante voluntário serão rapidamente mapeadas e mensuradas por sensores luminosos e câmeras do equipamento. Dados como a altura do ombro ou a circunferência abaixo do joelho, por exemplo, serão registradas em uma pesquisa antropométrica com objetivo de uniformizar tamanhos de acordo com as medidas do povo brasileiro. Assim, as indústrias de roupas poderão fabricar modelos seguindo estes padrões.
· Mesa interativa digital: visitantes deste espaço empresarial participam de um quiz interativo para empresários por meio da mesa digital com tecnologia touch screen.
· Salão da Iconografia: o espaço reúne a da 1ª Coleção Iconográfica do Tocantins de produtos que abrangem o universo histórico, artístico, arquitetônico e antropológico do Estado. De móveis a xícaras e toalhas estampadas com os ícones do Tocantins serão expostos no local. A coleção está documentada no livro “Iconografia do Tocantins” e também será apresentada em um desfile show com peças de roupa baseadas nestes ícones.
· Xbox e Realidade aumentada (tecnologia 3D): os visitantes do Congresso poderão se exercitar em jogos virtuais nos quais os movimentos são reproduzidos na imagem de uma tela por meio do Xbox. Ainda utilizando essa tecnologia, a instituição promoverá a interação dos visitantes com grandes personagens virtuais projetados no Congresso com alta tecnologia.
· Pesquisas eye tracking e face reading: Equipamentos permitem por pesquisa ocular e por meio de expressões faciais que sejam detectadas, por exemplo, o quanto uma marca é atrativa ao voluntário e os sentimentos demonstrados. Com base no olhar e nas expressões faciais diante do equipamento face reading, a máquina faz a leitura e descreve o sentimento manifestado na expressão pelas pessoas instantaneamente enquanto o eye tracking detecta, por meio do olhar, as diferentes reações diante de determinado símbolos.
· Microdestilaria de Etanol: o equipamento demonstra o processo de produção do etanol, as etapas de extração, tratamento de caldo, fermentação e destilação, seguindo de forma didática os mesmos princípios de uma usina de grande porte.
· Pesquisa com eletroencefalograma: Aparelhos captarão os estímulos elétricos do cérebro do participante permitindo que estes movimentem objetos com o poder da mente.
Pesquisa por condutância de pele: Por meio de eletrodos que passam uma pequena quantidade de corrente elétrica entre dois pontos na superfície das mãos, a pesquisa mensurará e quantificará estados de alta relevância emocional, seja positivo ou negativo, do participante.
· Painel de Eficiência Energética: os ganhos possíveis na qualidade, consumo e até mesmo no valor da energia são demonstrados por meio deste painel que exemplifica um dos serviços que podem ser prestados às indústrias do Estado.
· Braço Mecânico "BM-44": o equipamento demonstra a possibilidade de melhora no desempenho da movimentação de cargas, inspeção de produtos, realizando ações repetitivas sem nenhuma variação no produto final, por meio de um protótipo de um robô manipulador programável.
· Cabine 3D – transmissão de aulas: em uma cabine o visitante poderá assistir às aulas com projeção 3D, utilizadas pelas escolas ligadas às instituições industriais. A tecnologia permite, por exemplo, complementar o aprendizado de disciplinas como biologia ao realizar uma viagem pelo interior do corpo humano.
Programação completa, inscrições, convidados e mini-currículos em: www.congressodaindustria-to.com.br
Comentários (0)