2011: O ano passou, mas os problemas continuam

O deputado César Hallum faz um balanço do ano e avalia que os principais problemas do tocantinense permanecem, desafiando os governantes a um trabalho mais eficiente em 2012....

Chegamos ao fim de 2011, para a maioria este é o momento de festejar a passagem de mais um ano, agradecer as vitórias alcançadas e pedir novas bênçãos para o tempo que virá. Que me desculpem os que se alegram e festejam, mas serei bastante franco ao afirmar que o ano passou, mas infelizmente os problemas permaneceram. Façamos juntos um balanço!

A saúde piorou. Embora tentassem fazer uma ‘maquiagem’ nos hospitais e formas de gestão, faltou materiais de consumo, medicamentos, médicos ainda trabalham pouco, cirurgias eletivas foram pouco realizadas e o crescente número de óbitos nos hospitais públicos nos confirma a carência de atenção especial.

Na educação a maioria dos municípios e Estados não cumpriram o piso nacional dos professores, falta capacitação, melhores escolas, acesso a informática, respeito aos trabalhadores da educação e maior comprometimento e responsabilidade, pois nem o exame de seleção ENEM transmite credibilidade à comunidade estudantil.

Na área rural continuamos ‘pobres’ em pesquisas, apesar da presença da Embrapa, ainda falta capacitação e custeio nos órgãos públicos (veículos, combustíveis e diárias).

Na segurança pública os resultados são ruins, com um número pequeno de policiais, principalmente nas cidades do interior do Estado, é perceptível o aumento da criminalidade (assaltos, homicídios, tráfico de drogas). Os órgãos de defesa do consumidor sofrem com as agências que estão mais a serviço das empresas concessionárias do que ao cidadão. Enfim, serviços públicos essenciais à população se encontram com baixíssima estrutura de atendimento.

Muitos municípios estão com dificuldades não só de arrecadação, mas principalmente de gestão, uns por incompetência, outros por desonestidade, e a cada dia novas denúncias de corrupção são expostas aos tocantinenses, sendo muitas delas comprovadas.

Temos muitos problemas e precisamos agir. Entendo que a bancada federal do Tocantins precisa estar mais unida para podermos ajudar mais na elaboração e execução de políticas públicas de interesse da coletividade e esse exemplo deve se estender pela bancada Estadual e Municipais. A política partidária e os projetos pessoais não podem sobrepor às necessidades e os direitos do cidadão.

César Halum

Deputado Federal

Email: dep.cesarhalum@camara.gov.br

Twitter: @cesarhalum

Comentários (0)