Noventa novos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) iniciaram na noite desta segunda, 14, o curso de Técnico em Segurança do Trabalho (TST) oferecido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. Para se familiarizar com as atividades da futura profissão, o SENAI preparou palestra sobre o tema com o técnico e ex-aluno da instituição, José Eterno.
Em sua abordagem, Eterno falou sobre as possibilidades da nova profissão, considerada por ele “a melhor carreira técnica atualmente no mundo” e a importância da escolha de uma boa instituição. “O aluno que é formado hoje no SENAI pode atuar em qualquer local do Brasil. O mercado hoje é carente de bons profissionais e a remuneração depende de cada profissional, sua capacitação pós curso”, destacou.
O desafio da instituição também foi lembrado no pronunciamento do consultor de Mercado do SENAI Palmas, Ricardo Apolinário, representante da instituição na aula inaugural dos cursos. “Já não podemos nos limitar ao conhecimento adquirido em sala de aula. O mercado que mais. E esse diferencial é o que procuramos conferir a cada aluno que se certifica no SENAI”, disse Apolinário.
O curso de TST possui carga horária de 1600 horas. A oportunidade de cursar gratuitamente, por meio da parceria com o Governo Federal (Pronatec) atraiu alunos como Elienilton Gonçalves, 32 anos, que já trabalha na área contabilista. “A área de segurança do trabalho está crescendo muito, principalmente aqui em Palmas. Conheço um técnico que já está se formando em engenharia e eu não pretendo parar por aqui, vou entrar na engenharia”, almeja.
Comentários (0)