A dura busca por especialistas na rede pública

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Fazer tratamento de saúde pela rede pública em Palmas não é fácil pra ninguém. Os milhares de palmenses que peregrinam do postinho mais próximo de sua quadra até a clínica para fazer um exame, e depois aguardam o encaminhamento ao especialista sabem do que estou falando.

Fora do atendimento de urgência e emergência (que já há algum tempo significa fratura exposta, perfuração e coisas do gênero), resta ao doente procurar primeiro o postinho. De lá, o clínico geral avalia se o caso requer a consulta ao especialista. Se o paciente consegue o encaminhamento, precisa esperar o agendamento. E é aí que entra o Cecep -  Centro de Atentimento a Especialidades de Palmas.

O lugar está sobrecarregado, e a estrutura se mostra insuficiente para abrigar as centenas de pessoas que passam por alí todos os dias. Logo na recepção, a disputa por um lugar para sentar é grande. A preferência é dos idosos, que pelo menos neste aspecto têm seu direito garantido pelo estatuto do idoso, respeitado.

Ocorre que o número de consultas agendado numa tarde para um especialista, é algo sobrehumano. Da recepção os pacientes seguem para a triagem. Se o caso é para o cardiologista (acompanhei um destes esta semana), é preciso fazer o eletrocardiograma (a não ser que este já venha pronto).

Na última terça-feira o cardiologista tinha 25 fichas para atender no período entre 14h30 (horário que o atendimento começou) até as 18 hs.O resultado é a impaciência das pessoas, que embora com horário de consulta agendado, perdem toda a tarde esperando. 

Atencioso, o médico em questão não procurou "despachar" os pacientes rapidamente para tão somente cumprir a meta. Sinal de responsabilidade. O que acontece é que o sofrimento dos pacientes na fila (foto) tem que acabar. E só vejo um caminho para isso: a contratação de mais especialistas.

Não vejo a hora de janeiro chegar. Não que as coisas possam mudar de uma hora para outra, num passe de mágica. Mas a população foi clara nas últimas eleições sobre suas maiores reclamações, suas demandas e prioridades. E o atendimento à saúde foi a principal delas.

Quero ver a próxima gestão do prefeito reeleito honrar suas promessas de campanha. A começar por um investimento significativo na rede pública municipal de saúde.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

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