A guerra pelo voto chega às ruas

...

A campanha chegou ao fim. Neste domingo, cada eleitor vai sair de casa com sua decisão tomada. Pelo menos para prefeito da capital. Para vereador ainda existe um alto índice de indecisos. O rumo que a campanha tomou em Palmas foi de disputa aguerrida entre as três frentes principais.Nilmar que começou na frente caiu para a terceira posição - segundo as maior parte dos institutos de pesquisa - Lélis(foto) estabilizou-se na segunda posição, e Raul saltou da terceira para a primeira posição.

A dose no entanto foi alta. E o efeito das pesquisas com grande margem de frente do 13 com relação ao 25, teve um resultado além do esperado pela militância petista. Provocou a descrença em boa parte do eleitorado que acompanhou a candidata da Aliança da Vitória. E a descrença é perigosa.O efeito mais sensível entre os que viram solidificar dentro de si a rejeição ao prefeito Raul, e não percebem muita chance na vitória de Nilmar é querer votar contra o 13. Eu analisava isto há alguns dias, concluindo que o maior beneficiado seria Marcelo Lélis.

Pois o dia chegou. Mesmo a performance positiva de Nilmar no último debate não foi suficiente para mudar o ânimo das maioria das pessoas que acompanharam o 25. Agora, quando o voto útil é defendido por pessoas muito próximas ao governo,o espírito que prevalece nas ruas é de unir forças entre verdes e amarelos, contra o vermelho.

Percebendo isto, a claque do PT está nas ruas tentando segurar o que conquistou. Os verdes de Lélis tratam de amarrar bem seu trabalho de fechamento, coisa que são hábeis em fazer. Os amarelos se dividem entre os que vão com Nilmar até o fim, e os que vão contra Raul até o fim.A guerra pelo voto, literalmente está nas ruas. E esta noite, a cidade corre um sério risco de se transformar no palco de muitos enfrentamentos. Espero que a polícia esteja preparada para garantir a segurança do eleitor comum, pacífico, que quer apenas o direito de escolher.

Que a paz prevaleça, e que esta guerra não deixe vítimas fatais ao fim do domingo de eleição.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)