Ufa! Enfim a “Lurdinha, pelos caminhos do Bico do Papagaio” toma corpo de livro. Com orelhas e tudo mais. Mas quem é a Lurdinha afinal?
Eu morava na alameda 24 da antiga Arse 12. Umas das primeiras quadras de Palmas. Bem no centro.
Uma época, acabei envolvida com Associações de Bairro. Foi meu primeiro contato com a Lurdinha. Uma professora que morava sozinha num sobrado bem na rua da minha casa. Fiquei sabendo que ela havia sido freira, mas até então nada de estranho com a tal vizinha.
Lembro-me dela aprendendo a dirigir. E como a maioria que tenta depois de uma certa idade...
Mas foi na estréia do filme “Raimunda, a quebradeira”, de Marcelo Silva, que a participação da vizinha começou a fazer diferença. Imaginei que ela fosse uma historiadora. Até que o Marcelinho contou que a Lurdinha era uma espécie de lenda do Bico do Papagaio. Havia atuado na luta pelo direito a terra, pela evangelização do povo e havia sido uma das precursoras da criação do PT no Estado do Tocantins.
A Lurdinha????? Fiquei embasbacada. Impossível! Ela nem sabia dirigir!
Sua história era toda cheia de mistérios. Era professora na Ulbra e ninguém lá conhecida essa história. E isso tinha uma explicação.
Lurdinha havia sido aprovada através de concurso público para a educação enquanto vivia no Bico. Quase não conseguiu tomar posse. A lenda envolvendo a ex-freira dificultava tudo. Teve que apelar para Brasília para conseguir tomar posse e iniciar sua carreira como professora estadual.
E é essa a história que conto. Uma história real e triste. Nas nossas centenas de conversas ela citou vários nomes. Alguns, optei por deixar, outros omiti. Não é um livro de denúncias, nem tenho a intenção de condenar ninguém.
A Igreja católica, em algumas de suas facções é exaltada e em outras, criticada.
Entidades da época, como o GETAT, que a maioria dos tocantinenses nem sabe o que é, fez parte da história da região.
Acima de tudo, a Lurdinha me ensinou muita coisa. Uma mulher, que junto com outras três francesas, lutou por esse povo muito mais do que aqueles que recebem para isso.
Foi, realmente, um prazer conhecê-la. O prazer será, também, de todos vocês.
Comentários (0)