Abrindo uma avenida de mão dupla: mais espaço, prestígio e responsabilidade aos nossos comentaristas

O Site Roberta Tum cresceu bastante nos últimos meses com a contribuição do nosso principal aliado: o internauta. Não só aquele que segue, acompanha e lê, mas especialmente o que comenta e ajuda a pautar nosso veículo na Web. A partir de hoje estamos...

Uma das peculiaridades mais interessantes de fazer comunicação na internet é que ela é por natureza, uma via de mão dupla. A informação ou a opinião vai para o leitor e o comentário volta dele: aprovando, reprovando, acrescentando novidades e detalhes.

No período eleitoral, nossa página deu um salto. Não só em acessos, por termos conquistado um público novo, que veio, gostou e ficou. Mas especialmente em participação do leitor.

No email de contato@robertatum.com.br, crescem a cada dia as sugestões de pautas, e os leitores em casos que mexem mais com a comunidade, acabam participando, enviando informações e foto.

De certa forma é a recuperação de uma das essências do jornalismo: o contato mais próximo com as pessoas que podem, cada uma delas, se tornar fonte. Isso que a distância imposta pela tela do computador tinha, a princípio, dificultado.

O que muda na prática?

Pois então. Percebendo a qualidade de alguns comentaristas de um lado, e a tendência de outros a fazerem críticas sem nenhuma responsabilidade exigindo insistentemente sua publicação, é que estamos fazendo uma mudança nas regras e na forma de comentar.

Nossos comentaristas a partir desta terça-feira,3, terão nome (ou apelido, como preferir) divulgado, mas seu email e IP serão preservados. Estamos criando também a possibilidade da foto ser cadastrada, a exemplo das redes sociais.

O nome verdadeiro, o apelido e a foto, darão notoriedade a centenas de comentaristas que gostam de participar, especialmente no interior e são pessoas conhecidas em suas comunidades. Estamos incentivando que as pessoas assumam seus posicionamentos e opiniões de forma clara. Por outro lado, não deixaremos de preservar a identidade aos que preferirem utilizar ‘nicks”.

Com o cadastro e a necessidade de fazer o login vamos eliminar também as centenas de mensagens geradas por robôs, que estão dificultando e atrasando a liberação dos comentários. A moderação continuará existindo, até para evitar que acusações de crimes sejam publicadas, gerando ações judiciais que o Site Roberta Tum não tem a intenção nem a possibilidade de responder.

A partir desta data, ofensas a honra, tão comuns, serão respondidas por aqueles que as fizerem, como deixamos claro nas regras (agora em número menor), para comentários.

Todos os nossos leitores estão convidados a participar. Sabemos que a necessidade do cadastro e do login, nos primeiros dias, pode reduzir o número de comentários, mas estamos certos de que vai valer a pena apostar na qualidade.

O cadastro é rápido e fácil de fazer. Assim que o internauta fizer o seu registro, o sistema enviará uma mensagem de validação para o email cadastrado. Clicando de volta, o comentarista estará cadastro. A foto poderá ser acrescentada a qualquer momento. Apenas no caso de homônimos (pessoas com nomes iguais aos de políticos e autoridades), será preciso confirmar o CPF. Assim evitamos as brincadeiras de mau gosto e a tentativa de uns em se passarem por outros emitindo opiniões que geram constragimentos.

A partir desta terça, você é nosso convidado para colaborar de forma ainda mais próxima deste veículo de notícias que é de todos nós, e quer cumprir sua função social dividindo a responsabilidade com o leitor.

Entrem por lá, e sejam mais que leitores: seja um comentarista vip, do Site Roberta Tum.

Comentários (0)