Os produtos e serviços para a promoção de qualidade de vida e educação do trabalhador da indústria realizados pelo Serviço Social da Indústria - SESI – integrarão a programação do 1º Congresso da Indústria Tocantinense. O evento – realizado pela FIETO e pelo Sebrae - acontece nos dias 2, 3 e 4 de outubro no Espaço Cultural em Palmas.
Simulações de resgates, exposição de equipamentos, tecnologias e entretenimento multimídia estão entre as atrações levadas pelo SESI nas vitrines tecnológicas. O visitante do estande do SESI poderá, por exemplo, exercitar-se nos jogos virtuais em que os movimentos são reproduzidos na imagem da tela em 3D (Xbox). Ainda utilizando essa tecnologia, a instituição promoverá a interação dos visitantes com personagens virtuais utilizando tela e projetor de alta tecnologia.
Completando o circuito de promoção da saúde do trabalhador da indústria, serão disponibilizados atendimentos como medição do Índice de Massa Corpórea – IMC, avaliação física completa por meio da balança de bioimpedância e degustação –com orientação de nutricionista - de alimentos saudáveis preparados por meio do Programa Cozinha Brasil do SESI. Além disso, a instituição irá expor as unidades móveis de atendimento na área de saúde, caminhões equipados que permitem atender o trabalhador no chão de fábrica.
O superintendente do SESI Tocantins, Charles Alberto Elias, explica que o trabalho da instituição tem relação direta com o incentivo à industrialização, tema do Congresso. “O SESI busca proporcionar boas condições de trabalho a um dos principais responsáveis pelo processo de industrialização que é o trabalhador. Garantir sua saúde, elevar seu nível de escolaridade, autoestima e, consequentemente, sua qualidade de vida é garantir o aumento da produtividade industrial como apontam várias pesquisas”, observa o superintendente.
Na área de educação do trabalhador, o SESI expõe metodologias inovadoras utilizadas em suas escolas, como o Lego Zoom, equipamentos robóticos que reforçam conceitos de física e matemática junto aos alunos. Outra inovação que será apresentada no Congresso é a cabine com projeção de aula em 3D, utilizada no aprendizado dos alunos SESI, que complementa disciplinas como biologia permitindo – por exemplo - uma viagem pelo interior do corpo humano.
Os visitantes do Congresso podem ainda participar de mini-cursos com temas voltados à área de atuação do SESI: saúde e segurança do trabalho, lazer, responsabilidade social empresarial e cultura. Este último tema será destaque com o Festival SESI Música - Campeões dos Campeões, que fecha a programação do Congresso.
Confira os cursos disponibilizados pelo SESI no evento (salas e palestrantes na programação geral em www.congressodaindustria-to.
04 de outubro
08 às 10h – NR 10: Como gerenciar o risco elétrico
08 às 10h – Entendendo a NR 09: PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais –
08 às 10h – Entendendo a NR 5: Como implantar e gerir a CIPA
08 às 10h – Administre seu dinheiro de forma consciente
08 às 10h – Medidas de Prevenção Contra Ocorrência de Acidente do Trabalho
10 às 12h – Documentação de Segurança e Saúde no Trabalho: Quais são obrigatórios por tipo de empresa e como fazê-los
10 às 12h – Entendendo periculosidade, insalubridade e aposentadoria especial
10:00 às 12h – Segurança no Trabalho em Altura
10 às 12h – Gestão da Inovação
10 às 12h – Proteção em Escavações e Riscos elétricos em Canteiros de Obras
14 às 16h – Ergonomia aplicada ao trabalho
14 às 16h – Segurança e Saúde no Trabalho para Indústria da Construção
14 às 16h – Equipamento de Proteção: Gerenciando o Uso de EPI e de EPC na Empresa
14 às 16h – NR 35: Dificuldades encontradas para a aplicação desta norma
14 às 16h – Sinalização de segurança: Princípios e Aplicabilidade
16 às 18h – NR 10: Como gerenciar o risco elétrico
16 às 18h – Ergonomia aplicada ao trabalho
16 às 18h – Entendendo a NR 9: PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais –
16 às 18h – Entendendo a NR 5: Como implantar e gerir a CIPA 16 às 18h – Documentação de Segurança e Saúde no Trabalho: Quais são obrigatórias por tipo de empresa e como fazê-lo
Comentários (0)