Diversos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI têm se destacado em concursos públicos da região. Recentemente, o aluno concluinte do curso de Eletrotécnica do SENAI Gurupi, Mateus, Santiago Messias, ficou em primeiro lugar - na função de técnico em operações - no concurso do Banco do Brasil realizado no dia 25 de agosto.
Segundo Mateus, seu interesse pela área começou aos 16 anos e fazer o curso de Eletrotécnica no SENAI foi fator decisivo na conquista do 1º lugar no concurso, uma vez que a escola possui boa estrutura e excelente qualidade de ensino. “Foi no curso do SENAI que aprendi a área específica, que constituiu mais da metade das questões da prova. Na grade do curso tem várias matérias e graças a isso e ao que os professores conseguiram nos passar com dedicação, consegui ter sucesso no concurso”, enfatiza.
Para Deividy Steffens, instrutor e coordenador de estágio de Eletrotécnica do SENAI, o educando mostrou-se dedicado, focado e bastante consciente da responsabilidade que o próprio aluno necessita ao longo de sua formação. “O estudante apresenta características que são essenciais para a construção de um profissional de qualidade como comprometimento, proatividade e autonomia. Estas características somadas à oportunidade de frequentar um curso alinhado com as tecnologias de mercado, com certeza contribuíram para a classificação de Mateus”, pontuou o professor.
Mateus, também participa atualmente do treinamento para a Olimpíada do Conhecimento do SENAI. “A Olimpíada do conhecimento é mais uma conquista em minha vida. Podemos parar para pensar que tudo que nos esforçamos vale a pena e o conhecimento nós só conseguimos se corrermos atrás dele”, incentiva.
Cursos de qualificação profissional
Os cursos técnicos do SENAI formam profissionais para atuar no mercado, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo. A duração é de quatro semestres letivos e os candidatos passam por um processo seletivo para garantir a vaga.
O Programa de Avaliação Externa, pesquisa do SENAI Nacional, aponta que 83% das empresas dão preferência a alunos egressos de cursos técnicos do SENAI. Segundo a pesquisa, isso ocorre por que eles têm aulas com professores altamente capacitados, passam por um rigoroso processo de qualificação, e, acima de tudo, colocam em prática seus conhecimentos teóricos em laboratórios e oficinas de última geração, que reproduzem um ambiente real de trabalho. Além disso, o SENAI investe em tecnologias educacionais, que facilitam o aprendizado e agregam valor à formação profissional.
Comentários (0)