Todo político tem um sonho. E nem sempre tem a oportunidade de realizar direta ou indiretamente uma grande obra. No nosso sistema político, em que o Executivo é quem realiza e por isso leva o bônus junto ao eleitor, o legislativo é aquele que briga para fazer vingar um projeto, uma idéia, que depois se transforma em obra.
Pois bem, o sonho do senador Vicentinho, descobri nesta quinta à noite no jantar que o parlamentar ofereceu à imprensa: é garantir os recursos para a nova ponte que deve ser construída em Porto Nacional.
Neste final de ano deu o primeiro passo, ao ampliar a garantia de recursos, segundo conta, para a casa dos R$ 90 milhões. Curiosa, perguntei logo quanto tempo este dinheiro leva para sair. Normalmente se empenha no ano seguinte e vira obra no terceiro ano. Vicentinho me explicou no entanto que o projeto da obra já está em andamento, e que as obras devem se iniciar em 2012.
Sua estimativa é que dentro de quatro anos a população de Porto receba uma bela, imponente e forte Ponte Estaiada, garantindo a travessia sobre o vão, antes do rio Tocantins, e que agora é lago.
O bom dos sonhos dos políticos é quando eles se casam com os sonhos do povo. Neste caso a vontade de ter uma ponte nova, marco e cartão postal do Porto, se une à necessidade.
Interditada para a travessia de caminhões pesados após a avaliação técnica que identificou rachaduras e risco de comprometimento ainda maior, a velha ponte que tanto progresso já transportou, resiste ao tempo e espera que outra, nova venha a substituir.
A boa notícia é que o ano novo começa R$ 90 milhões mais perto de fazer este sonho do senador e de Porto, acontecer. O prazo para tanto,como já disse, é estimado em quatro anos. Uma vez cumprido – superando todas as dificuldades orçamentárias e os revezes da política nacional - será uma grande obra, para ficar marcada na história da cidade e no mandato do portuense que cresceu correndo nas velhas ruas de paralelepípedos da cidade que representaria um dia no Senado Federal.
Comentários (0)