Ao invés do Bico, Caravana de Gaguim vai ao Sul dia 26

Uma reunião de avaliação dos resultados da Caravana do Acelera realizada esta semana no Palácio Araguaia reviu a disposição prévia do governador Carlos Henrique Gaguim de ir ao Bico do Papagaio, logo depois de passar pelo Sudeste. As andanças serão...

Depois do Sudeste a Caravana do Acelera vai à região Sul do Estado, começando pela Gurupi do prefeito Alexandre Abdalla, deputada Josi Nunes e Eduardo Bonagura. A mudança de rumos - a princípio a previsão era fazer 40 cidades do Bico do Papagaio – se deve ao período chuvoso, que dificultaria os trabalhos por lá nesta época do ano.

A Caravana vai percorrer os municípios do Sul do Estado entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março levando o pacote de benefícios composto por ambulância, lançamento de obras da Clínica da Mulher e um ônibus. A equipe de governo espera repetir o sucesso de público da primeira etapa.

Medindo resultados

Nos bastidores, o conselho político do governador avaliou como extremamente positivo o retorno em termos de popularidade. A idéia é medir com pesquisas de intenção de votos, após a passagem da caravana, cada região destas. Não há dúvidas que no calor da lembrança do impacto causado pela comitiva governamental, os números irão para cima.

A questão é quanto restará 30 dias depois, três meses depois, e no calor da campanha. Mais que os números imediatos, uma questão importante que deve ocupar os articulistas políticos é fazer chegar na prática, os benefícios anunciados. Sem querer comparar, (mas é esse o parâmetro do qual o povo se lembra), os convênios assinados no Governo Mais Perto de Você, demoravam demais a se materializar.

O impacto dos benefícios

Além da assinatura autorizando as obras, da entrega dos cheques moradia para os prefeitos (que só podem entregá-los à população depois), o governador prometeu também fazer a doação de bicicletas para todos os Pioneiros Mirins do Estado. A idéia é que “empresas multinacionais” banquem a compra das bicicletas através de um convênio com o Estado.

Carente de atenção governamental, os municípios do Sudeste receberam o governador e sua comitiva em festa. Na avaliação governista, o fato de não haver comida grátis, nem distribuição de “cestas, cadeiras de roda, óculos”, torna mais significativa ainda a presença popular.

A segunda edição, numa região historicamente mais rica, vai trazer novos elementos de avaliação sobre o pacote de benefícios oferecidos, e o seu impacto junto à população.

Comentários (0)