Em abril o comércio pode respirar um pouco mais aliviado. Conforme a pesquisa que mede o Índice de Consumo das Famílias na Capital realizada pela Confederação Nacional do Comércio – CNC, em parceria com a Fecomério Tocantins, foi detectado um crescimento de 1,3%, comparado ao mês de março, registrando 131,3 pontos. Os demais temas abordados na pesquisa também demonstram dados positivos.
Dentre esses dados, na pesquisa desse mês feita com 500 pessoas representando as famílias de Palmas, está a satisfação com o emprego atual, a qual subiu 2,4%, indo de 166 pontos em março, para 170,2 em abril, apontando que 77,9% das famílias se sentem mais seguras. Além disso, há a satisfação com a renda atual, onde 74,2% dos entrevistados acreditam estar melhor. Se comparado ao mês de março, esse item cresceu 1,06%, registrando 171,2 pontos.
Já com relação ao consumo, 28,4% consideram estar comprando mais que no mês passado, sinalizando um aumento no consumo de 2,3%. No entanto houve uma queda na perspectiva de consumo futuro assinalando redução de 5,7% para o próximo mês. Ainda assim, do total de famílias entrevistadas, 62,5% acreditam que esse período é um bom momento para a compra de bens duráveis, totalizando um aumento de 8,5%, indo de 144,5 pontos para 156,9.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, o ICF de abril reflete o otimismo dos palmenses com os rumos da economia, apesar da preocupação com a inflação. “De acordo com pesquisas de instituições como FGV e IBGE, esse cenário apresenta possibilidade de aumento do PIB de 2013 no Estado, estimativa positiva para o crescimento subsidiado justamente pelo consumo das famílias, com base na maior renda e no maior nível de crédito. Mesmo considerando um momento de pressão inflacionária, as famílias têm apostado num ano de atividade econômica maior do que em 2013, o que explica esse otimismo”, elucida o presidente.
Comentários (0)