Após resgate Bombeiros alertam para os cuidados necessários ao fazer trilhas

Os riscos da prática de trilhas são muitos, podem acontecer acidentes como quedas, picadas de animais peçonhentos além do risco de perder-se dentro da mata fechada

Mulher é resgatada na Serra do Lajeado
Descrição: Mulher é resgatada na Serra do Lajeado Crédito: Ascom/SSP

Considerando os vários casos de pessoas que se aventuram a fazer trilhas em locais que não conhecem e acabam se expondo a riscos, o Corpo de Bombeiros elaborou uma cartilha com os principais procedimentos que os aventureiros devem seguir para que possam fazer atividades como trilhas em mata fechada com a devida segurança.

No último sábado, 1° de junho, três pessoas que praticavam trilha, na Serra do Lajeado tiveram que ser resgatadas pelo helicóptero da equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Uma delas apresentava fortes sintomas de desidratação e insolação. Segundo o Tenente do Corpo de Bombeiros, Rafael Barreto Menezes, casos como este acontecem com frequência pelo fato de a maioria das pessoas que se aventuram a essa prática não possuírem nenhuma técnica, não conhecerem o local e além de não estarem munidos de equipamento especializado para a prática.

O resgate de sábado demorou cerca de 30 minutos, e só foi possível porque a equipe do Ciopaer conseguiu abrir uma clareira no alto da serra, o que possibilitou o pouso do helicóptero. Os Bombeiros alertam para o fato de nem sempre o contato com o grupo de socorros ser possível, pois o sinal de telefonia pode não existir, dependendo da localização das vítimas.

Os riscos das caminhadas na mata são muitos, podem acontecer acidentes como quedas, picadas de animais peçonhentos além do risco de perder-se dentro da mata fechada. Não é recomendado fazer trilha com um grupo muito pequeno, e o ideal é que disponham de materiais para primeiros socorros. O Tenente Rafael informa que “é sempre bom ter o conhecimento da região e é imprescindível que alguém do grupo tenha algum conhecimento de procedimentos para primeiros socorros”.

Cuidados

Entre os cuidados básicos recomendados pelos Bombeiros para fazer trilha com segurança estão: conhecer o local; ter noções de orientação por meio de bussolas e cartas; ter noções de primeiros socorros; ter noções sobre animais peçonhentos ou perigosos da região; deixar sempre uma pessoa ciente do passeio, para buscar auxílio em caso demora no retorno do passeio; levar água e alimentos leves, frutas, isotônicos; levar lanterna, facas, meios de realizar uma pequena fogueira, local para abrigo de emergência, GPS (se houver).  Em caso de acidente, procurar manter a calma e procurar imediatamente ajuda especializada via 193.

 

Comentários (0)