A tecnologia tem alterado de forma significativa diversas facetas da sociedade. No esporte não é diferente e as redes sociais e apostas esportivas têm proporcionado ótimas novas oportunidades para clubes de futebol engajarem os seus torcedores.
Crescimento de engajamento impressiona
De acordo com um estudo do Ibope Repucom, desde 2018 os clubes brasileiros têm conquistado uma média de impressionantes 1 milhão de novos seguidores nas redes sociais.
Mesmo em meses menos movimentados, a movimentação ainda é expressiva e as 50 maiores equipes nacionais conquistaram um mínimo de 500 mil novos seguidores por mês nas principais redes sociais do país.
É verdade que os cinco maiores times concentram cerca de 70% do total de novos seguidores, mas ainda assim 18 dos 20 clubes da série A registraram um crescimento no número de seguidores.
Nesse sentido, o grande campeão nacional em número de fãs é o Flamengo com mais de 30 milhões espalhados pelas redes. Em segundo lugar vem o Corinthians com respeitáveis 23 milhões e em terceiro o São Paulo com 15 milhões. Para completar a lista dos cinco principais clubes também é necessário mencionar o Palmeiras com 11 milhões e o Grêmio e o Santos com cerca de 8 milhões.
Em relação aos outros 15 colocados, de acordo com dados registrados pela revista Exame, é preciso chamar atenção para o Fortaleza (2 milhões) e o Bahia (3 milhões), já que ambos esses clubes têm crescido de forma exponencial nas redes.
Inclusive, a presença do Bahia é uma das que mais chama atenção na rede em relação ao engajamento orgânico nas redes e um levantamento de 2020 mostrou que em 2019 o clube foi um dos mais falados nas mídias sociais com mais de 10,5 milhões de menções diretas que provam que o “esquadrão de aço” conquistou até mesmo torcedores de outros clubes.
Além das redes sociais, outra forma pelo qual os entusiastas têm se engajado cada vez mais com o futebol é através de sites de casas de apostas on-line como Betway. Relativamente desconhecidas no Brasil há poucos anos, hoje em dia esse tipo de aposta se tornou parte da rotina dos fãs do esporte.
Redes sociais e apostas esportivas conectam os fãs com seus clubes favoritos.
Um dos principais motivos para isso é o fato de que, assim como ocorre com o Bahia, o engajamento dos torcedores em relação às apostas esportivas supera a relação direta com os próprios clubes.
É claro que muitos apostadores gostam de apostar nos jogos do seu time do coração e isso aumenta de forma significativa a quantidade de emoção envolvida no resultado e por consequência direta o engajamento do torcedor com o clube, mas o fato de ser possível apostar em jogos de qualquer time – como os clubes dos maiores artilheiros recentes do Brasileirão – possibilita muito mais opções para os fãs do esporte.
Além disso, é possível apostar que um grande rival irá perder e ganhar mais um motivo para ficar feliz com o resultado ou apostar que um time mais fraco vai conseguir superar uma grande equipe e vibrar na hora de reviver ao vivo uma história digna de uma das maiores viradas do esporte.
Ainda existe muito espaço para crescer
Mesmo com o engajamento dos fãs brasileiros já na casa dos milhões e o número de usuários on-line tendo crescido mais de 10 milhões em um ano ainda há muito mais espaço para crescer no Brasil.
Para se ter uma ideia dos valores movimentados fora do país, basta mencionar apenas que, segundo dados reunidos pela Exame, os principais clubes europeus de futebol e as grandes ligas norte-americanas de basquete (NBA) e futebol americano (NFL) faturam valores superiores a 50 milhões de euros apenas com o marketing on-line.
A mesma Exame revelou que a receita nacional anual poderia chegar até 20 milhões de reais nos próximos três anos, com os maiores clubes tendo capacidade de atingir até mesmo 100 milhões de reais na próxima década.
Para efeitos de comparação, os grandes clubes nacionais faturam em média de 400 a 450 milhões de reais, o que faz com que o faturamento de 20 milhões seja cerca de 3% da receita e um faturamento de 100 milhões seja incríveis 25%.
Vale mencionar que mesmo a estatística de 3% é relevante quando se leva em conta que essa é literalmente a mesma fatia que os clubes arrecadam com os prêmios de competições.
Atualmente, o futebol brasileiro ainda é sustentado pelos direitos de transmissões (34%) e pela venda de atletas para clubes internacionais (25%), mas com esses valores de crescimento atrelados a internet fica claro que podem chegar a mais de 25% fica claro que o potencial desse setor é enorme.
Inclusive, essa possibilidade de crescimento tem atraído diversas pessoas para áreas relacionadas a tecnologia e propiciado até mesmo o lançamento de cursos de capacitação on-line para a formação de profissionais capazes de atender essa demanda.
O crescimento expressivo do engajamento dos fãs com as apostas esportivas e redes sociais dos clubes mostram um excelente passo positivo nessa direção, mas ainda há muito a ser feito para explorar ao máximo o que os fãs do esporte têm a oferecer.
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