Asfalto avança: é Raul cumprindo os compromissos com Taquaruçu

Nesta sexta-feira, 25, a chuva antecipada do mês de setembro deu trégua, e o sol voltou a brilhar sobre as obras da prefeitura de Palmas, que avançam em Taquaruçu, distante 30 km do plano diretor da Capital, Palmas. Um ano depois de uma campanha cont...

A pavimentação asfáltica anunciada pelo prefeito Raul Filho (PT), durante a cerimônia de transferência da Capital para Taquaruçú no começo de junho está bem avançada. O prazo inicial de 100 dias está vencido, mas na comunidade que mora ao pé da serra, o sentimento visível é de satisfação. Explico: a chuva veio antes do normal, nestes tempos de aquecimento global, e estragou boa parte do primeiro pavimento das ruas da parte baixa do distrito. Acompanhando o rítmo das obras e a mudança no tempo, os moradores sabem que é uma questão de dias para que as obras estejam 100% concluídas. Pelo menos a etapa deste ano.

O último metro de asfalto que Taquaruçu se lembra de ter visto antes de Raul Filho, foi ainda na gestão do prefeito Odir Rocha. Sem desmerecer tudo que foi feito na gestão seguinte -  da ex-prefeita Nilmar Ruiz(DEM), que revitalizou o turismo, ao lado de Marcello Lélis(PV) no distrito -  o asfalto vem dar novo fôlego, ânimo e revitalizar uma coisa importante para a população de Taquaruçu: a auto estima.

Na lista de obras está também a nova praça, cujas obras estão em fase de finalização. Esta, que teve o preço questionado, e as obras paralisadas durante o período eleitoral do ano passado, também vem abrir um novo espaço de convivência para a comunidade. Mais do que isto: vai permitir uma segunda opção, num espaço mais amplo e apropriado que a tradicional e querida Praça Maracaípe, para a realização de grandes eventos.

Preservar o Taquarussuzinho

Agora, falta resolver o pendente loteamento, e casas populares na área próxima às margens do Córrego Taquarussuzinho, uma das fontes de abastecimento de Taquaruçu (mais acima), e da própria Palmas (num outro ponto de captação, abaixo do local onde será erguido o conjunto habitacional). Este, eu sempre disse, e continuo repetindo, requer muito cuidado.

O desafio que a gestão pública municipal tem pela frente, será ampliar a oferta habitacional sem comprometer este manancial, tão importante para Palmas e Taquaruçu, e que já está fragilizado pelo processo de assoreamento,e tantas outras agressões. Uma audiência pública envolvendo todos os interessados neste assunto será realizada em Taquaruçu nos próximos dias.

Mas hoje, sexta-feira de sol na serra, é dia de registrar uma coisa positiva, entre tanto alvoroço e indefinições que ainda prevalecem no cenário político estadual. A população de Palmas elegeu um prefeito, que venceu as duas maiores forças políticas do Estado. E ele está, pelo menos aqui, no extremo Sul da Capital, cumprindo seus compromissos, e fazendo justiça ao povo que o elegeu.

 

Comentários (0)