A senadora Kátia Abreu (PSD), presente no lançamento da Agrotins 2012, destacou a importância do setor agrícola para o crescimento do Estado e falou sobre a audiência que teve com a presidente Dilma Roussef . Segundo informações da senadora, a presidente determinou ao Ministério dos Transportes o prazo de 70 dias para a licitação do Estudo prévio de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da Hidrovia do Tocantins (EVITEA) e 120 dias para a conclusão do estudo permante.
De acordo com Kátia , o investimento a ser feito na Hidrovia é de cerca de 1 bilhão de reais. Ainda segundo a senadora, outro importante anúncio feito pela presidente Dilma foi o da duplicação de BR 153 que corta o Tocantins. “São investimentos do Governo Federal que irão facilitar a vida do agricultor e fortalecer a economia”, avaliou.
Apoio a iniciativa privada
A senadora informou também, que a iniciativa privada anda sozinha, mas o apoio do governo é essencial para que ela cresça e esse trabalho vem sendo feito pelo prestigio que o ministro tem junto a presidente Dilma. “O ótimo trabalho feito hoje no Ministério da Agricultura se deve ao grande prestígio que o ministro possui junto a presidente Dilma, e isso tem feito com que surja um aspecto positivo, um novo ministério. E nós agradecemos o apoio dado a agricultura brasileira e sobretudo a do Tocantins”, informou.
Mais autoridades
Aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira, 9, pelo governador Siqueira Campos e pelo ministro da Agricultura, Mendes Filho, a 12ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) contou com a presença de várias autoridades que avaliaram a importância da feira para o Estado.
No lançamento deste ano, a feira contou com a presença de autoridades regionais, nacionais e federais, que avaliaram a importância do evento para o Estado e para o País. Presente na cerimônia de lançamento, o presidente da Assembleia Legislativa, Raimundo Moreira, destacou que Agrotins é hoje, um dos maiores eventos de fomento a economia do País. “A Agrotins é um evento que cresce a cada ano se tornando mais forte, trazendo novidades, novas tecnologias nas áreas de irrigação. Outra área que a feira vem se destacando que podemos citar é o fomento da economia”, avaliou.
Já o secretário da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento do Estado, Jaime Café, declarou que a feira começou pequena e hoje tornou-se um evento internacional. “Quero agradecer a todos os parceiros, o governo do Estado e lembrar que isso está acontecendo graças a uma filosofia de governo, que trabalha para implementar todas as redes. E Agrotins é fruto de um trabalho de vários seguimentos, dentre eles os trabalhos dos pesquisadores, da universidades que trabalham para modernizar e a trazer mais tecnologia a cada ano”, disse Café.
Estrutura a disposição
Na oportunidade, Jaime Café também informou que na próxima sexta-feira, 12, a partir das 9 horas da manhã, o Governo do Estado vai despachar diretamente da estrutura da Agrotins. Toda a estrutura do Governo estará atendendo na Agrotins e o atendimento será feito em várias áreas, pois queremos viabilizar mais oportunidades ao agricultor", informou.
Presentes
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura da Agrotins, a presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu; o secretário Nacional de Irrigação, Ramon Flávio Rodrigues; o ministro de Recursos Animais do Sudão, Faysal Hassan Ibrahim; o secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café; além de deputados, prefeitos, vice-prefeitos, produtores rurais, dentre outros.
Comentários (0)