Avelino sai fortalecido para ser pré-candidato do PMDB a governador

O ex-governador Moisés Avelino saiu fortalecido da reunião ocorrida ontem no diretório Regional do PMDB para ser o nome do partido na disputa pelo governo no próximo ano. A informação é do deputado estadual Júnior Coimbra (PMDB), segundo o qual a mai...

A candidatura própria do PMDB ao governo do Estado em 2010 foi o assunto que dominou a reunião do PMDB realizada na tarde de ontem na sede do diretório regional. O deputado Júnior Coimbra (PMDB) falou ao programa “Na Ponta da Língua” e ao Site Roberta Tum no começo da noite de ontem, reafirmando que o ex-governador e deputado Federal Moisés Avelino é mesmo o nome mais fortalecido dentro do partido para representar o PMDB na disputa em 2010.

“Não tratamos de eleição indireta em momento algum. Estamos convictos da absolvição do governador Marcelo Miranda no processo do Rced que será julgado pelo TSE esta semana”, afirmou Coimbra. O deputado Moisés Avelino teria aceitado, a princípio , o convite feito por boa parte dos membros da executiva.

Segundo Coimbra, uma comissão debaterá a formação de uma chapa competitiva, majoritária e proporcional. Os membros são a deputada Josi Nunes, os secretários de estado Manoel Bueno e Igor Avelino, vereador Carlos Braga, os membros do diretório José Augusto Pugliesi e Hercy Filho, o superintendente de articulação política do partido, Evandro Gomes, o Prefeito de Miranorte Abrahão Costa, o secretário de desenvolvimento econômico e turístico do Palmas, Joel Borges, e o secretário estadual do partido Márcio Carvalho.

As duas ausências notadas na reunião foram as do deputado federal Oswaldo Reis, presidente do partido, que justificou ausência por ter passado por uma pequena cirurgia; e a do deputado Carlos Henrique Amorim, o Gaguim, que teria se deslocado à Goiânia para o velório da mãe do deputado Marcello Lélis, falecida na madrugada de segunda-feira, 22. O senador Leomar Quintanilha não era esperado, em virtude de ter se submetido à cirurgia complexa recentemente.

Nos bastidores, o Site RT apurou que o deputado Carlos Henrique Amorim, outro possível pré-candidato, tem sido visto pela executiva como um apoiador da candidatura do senador João Ribeiro, do PR, com quem tem se articulado e caminhado pelo Estado. Isso enfraqueceria sua pretensão de disputar.

O caminho, como anunciamos aqui antecipadamente no último domingo, está pavimentado para Moisés Avelino. Resta agora à comissão, ouvir as principais lideranças do partido e sedimentar a pré-candidatura peemedebista. Em clima de harmonia, históricos peemedebistas como Derval de Paiva, assentiram com a indicação prévia. Agora é aguardar os próximos passos do PMDB em busca de retomar a liderança política e a capacidade de aliança dentro do grupo que o cerca.

Comentários (0)