Em 2001 tivemos, aqui no Tocantins algo parecido com o que ocorreu no Rio de Janeiro há alguns dias atrás com a corporação militar dos bombeiros.
As imagens dos manifestantes presos chocaram e o apoio da comunidade acenando bandeiras vermelhas marcou.
Dentre todas as corporações militares, os bombeiros são os mais aceitos pela sociedade. Uma pesquisa feita há alguns anos mostrou que bombeiros e carteiros são as duas entidades mais simpáticas aos olhos do povo. Com certeza, o trabalho incessante daqueles homens e mulheres que convivem com tragédias constantes é para ser admirado e reconhecido tanto pela população quanto pelo poder público.
São militares. A disciplina e a hierarquia regem seus membros e consequentemente a proibição de sindicalização e greve.
Sinceramente não entendo o motivo., no caso específico dos bombeiros ,desta proibição. Explico: No caso dos militares das forças armadas e por extensão, da Polícia Militar, reserva do Exército, é plenamente justificada tal medida. Qualquer manifestação, mesmo com conotação pacífica, será armada. A concessão do direito à greve e à sindicalização faria com que qualquer protesto tivesse ares de revolta armada. Um sindicato militar seria um exército armado exigindo direitos. É essa a justificativa da proibição. Nada tem haver com a realização dos serviços essenciais.
Ora, os bombeiros, mesmo militares, não usam armas como instrumento de trabalho. A invasão do quartel no Rio de Janeiro pela PM mostrou que são indefesos.
O Rio de janeiro é um dos estados do Brasil que tem a menor remuneração, tanto para bombeiros quanto para policiais militares. Parece ironia. È o estado brasileiro que tem mais problemas, tanto para a PM quanto para os bombeiros. A baixa remuneração gera a corrupção (apesar de não ser a única causa). Alguém já viu um bombeiro corrupto?
Uma corporação como essa deve ser reconhecida, bem remunerada, admirada. Nenhum profissional pode deixar de ter o direito de ter uma vida digna. Se lhes foi tirado o direito de greve e de manifestação, que reconheçam o trabalho maravilhoso que fazem e paguem por ele de forma justa. E que sirva de exemplo para todo o país.
Comentários (0)