Brasileiros investem cada vez mais em mobília feita sob medida

Em Palmas, casas em meio lote e apartamentos minúsculos estão entre os fatores que ajudam o segmento a ficar aquecido

Crédito: Divulgação

Praticidade, elegância e melhor custo-benefício são algumas das muitas vantagens que têm conquistado os consumidores brasileiros na hora de mobiliar seus lares e escritórios, fazendo com que os móveis planejados sejam cada vez mais escolhidos para compor os ambientes. Com isso, o mercado de móveis desse tipo anda aquecido e deve assim continuar no próximo ano. A previsão da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) é de que, em 2025, o crescimento some algo entre 5% e 8%.



A alta demanda tem feito crescer também a competitividade no segmento e, para se destacar, as empresas apostam cada vez mais em inovação e tecnologia. Por exemplo, na maioria das fabricantes de móveis planejados, os clientes já conseguem visualizar como os cômodos do imóvel ficarão em formato 3D, adaptados a planta do ambiente, ou seja, de acordo com as dimensões exatas e demais características do espaço real. Sendo praticamente impossível ter alguma surpresa com relação à disposição das peças ou ao design delas na hora da entrega.



E se o cliente tem sempre razão em qualquer segmento, quando se trata de móveis planejados então, a vontade do consumidor é lei e as empresas correm atrás de satisfazer os desejos deles, como explica a especialista em móveis planejados da Mouratta Italínea, Jokastha Moura. “Desde a pandemia, a casa e o escritório passaram a ser vistos com novos olhos pelas pessoas. Esses ambientes agora precisam ser cada vez mais aconchegantes, funcionais e, principalmente, ter a personalidade do proprietário e é aí que os planejados saem na frente de outros tipos de móveis. No mundo dos móveis planejados, o que o cliente sonha nós realizamos”, afirma.



Outro fator que faz crescer o interesse pelos móveis sob medida são os imóveis cada vez menores nas grandes cidades. “Os apartamentos têm uma tendência de redução no tamanho e até as casas também, que agora costumam ser construídas em meio lote, especialmente em Palmas. Para aproveitar melhor os espaços e não sofrer com a redução do tamanho das moradias, os planejados são a melhor saída, pois são milimetricamente pensados”, explica Jokastha. Com tudo isso, 2025 deve ser o ano da mobília planejada.

Comentários (0)