BRK Saneatins Recebe Prêmio de Consciência Ambiental

A companhia ganhou o 1º lugar na categoria “Políticas internas e criativas de sustentabilidade nas empresas/organizações” com o projeto “Gestão Eficiente de Recursos Hídricos na BRK Saneatins

Crédito: Divulgação BRK

A BRK recebeu nesta última quinta-feira, 27, o Prêmio Consciência Ambiental / Immensità, que reconhece projetos e ações por parte de empresas e organizações que realizam ações em prol do meio ambiente e sustentabilidade. A companhia ganhou o 1º lugar na categoria “Políticas internas e criativas de sustentabilidade nas empresas/organizações” com o projeto “Gestão Eficiente de Recursos Hídricos na BRK Saneatins: Programa de Redução de Perdas como Ferramenta para Sustentabilidade”.

 

De acordo com o Coordenador Operacional da BRK, Paulo Cézar Assis, o projeto consiste em desenvolver ações para controle e redução de perdas no sistema de abastecimento de água, diminuindo a pressão hídrica sobre os mananciais.

 

“As perdas de água, além de serem medidas de eficiência operacional das empresas de saneamento, tem impacto direto no meio ambiente, diante disso atuamos na gestão de perdas integrada para reduzir os impactos sociais e ambientais. Para alcançar esse objetivo, realizamos o monitoramento de iniciativas do Programa de Redução de Perdas, garantindo controle de pressão no sistema, gerenciamento da infraestrutura, velocidade e qualidade dos reparos, pesquisa de vazamento não visível, gestão do parque de hidrometria e combate a fraudes”, destacou.

 

A diretora de operações da BRK no Tocantins e Pará, Sandra Leal, ressaltou os resultados da inovação. “Entre 2019 e 2022, evitamos o desperdício de 4 bilhões de litros de água, volume equivalente ao consumo do município de Gurupi-TO, com população de 88 mil habitantes, em um ano. Esse resultado reafirma nosso compromisso em garantir a eficiência operacional nos municípios operados pela companhia”, disse a diretora.

 

As iniciativas contribuíram para alcance do menor indicador de perdas na região Norte do Brasil, com índice de perdas na distribuição em 31,3%, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2021, enquanto o índice na região Norte é de 51,2 %, e com média nacional de 40,3%.

Comentários (0)