Nesta segunda-feira, 1, o Café Literário traz para programação da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), a partir das 14h, a palestra ‘O Mundo Maravilhoso de Leitura’ do poeta e escritor tocantinense Manoel Odir Rocha, membro da Academia Tocantinense e Palmense de Letras.
O palestrante se diz satisfeito com a estrutura da edição 2011 e declara que nos eventos anteriores, nunca houve um convite às Academias para participarem do planejamento. “Os acadêmicos apenas lançavam livros em um espaço bem pequeno”, conclui o poeta.
O escritor lançou o livro de contos ‘Ipobajá’, no segundo dia da Feira Literária. A obra traz quatorze histórias pequenas, com um linguajar simples e de rápida leitura, em que o leitor constantemente perceber semelhanças entre os personagens e alguém conhecido. O poeta diz que sempre coloca em seus livros de conto um nome que se refira ao título do último conto e afirma que ‘Ipobajá’ é um termo estranho, que ativa a curiosidade de todos. E o autor esclarece que é soma de duas palavras indígenas da etnia ‘Carajá’ e ‘Javaé’, que nomeia um hipotético garimpo de ouro e diamante, que surgiu na época da ditadura de Vargas e em seguida se tornou uma cidade.
A programação do Café Literário para hoje traz também o lançamento de três livros, a música regional do cantor Orley Massoli, a poesia do já conhecido escritor, Osmar Casagrande Campos, membro da Academia Palmense de Letras, além de mesa-redonda, apresentação teatral e outras palestras. (Da assessoria)
Comentários (0)