Calendário de conteúdo para Instagram: como fazer planejamento de longo prazo?

Crédito: Divulgação

Sem estratégia, é impossível crescer no Instagram. Ainda mais com o tráfego orgânico. As publicações vão passar “batidas” pelos usuários se não forem bem pensadas. Por isso, ter um calendário de conteúdo de longo prazo é indispensável.

 

Certamente, a produção de conteúdo é o carro-chefe do posicionamento de profissionais e empresas no Instagram. É o que estabelece e desenvolve uma relação próxima com o público.

 

A partir dos conteúdos, as marcas têm diversos “encontros” com seus potenciais clientes dentro da rede social. Com isso, ganham a confiança dos consumidores até que aceitem um nível de compromisso maior, isto é, comprem suas soluções.

 

Para dar resultados, porém, cada publicação deve ser bem planejada. O Instagram é a rede social que mais cresce nos últimos anos. Consequentemente, existe uma quantidade alta de concorrentes disputando a atenção dos mesmos usuários.

 

E é aí que entra a importância do calendário de conteúdo de longo prazo. Ele organiza as atividades criativas do perfil estrategicamente. Desse modo, fortalece o engajamento da marca no Instagram com eficiência. Entenda abaixo!

 

6 passos para fazer um calendário de conteúdo de longo prazo para seu Instagram

 

Em resumo, o calendário de conteúdo é um modelo de gerenciamento que organiza todas as atividades do processo criativo de perfis comerciais. Ele coloca os “pingos nos is” na estratégia de comunicação de profissionais e empresas.

 

Uma vez que há um número elevado de concorrentes no Instagram, só quem mostra algo diferente se destaca. E é justamente isso que o calendário de conteúdo propõe às marcas.

 

Ele alinha as publicações compartilhadas não só com seus objetivos, mas também às necessidades dos seguidores. Ou seja, cada conteúdo vai de encontro às dores e desejos de potenciais clientes.

 

Além disso, o modelo de gerenciamento dá consistência para seu posicionamento na rede social. Os conteúdos são publicados com a mesma frequência nos mesmos dias e horários da semana.

 

Sem contar que, as postagens ganham muito mais qualidade. Textos, imagens e vídeos são desenvolvidos com capricho. Sobretudo, porque são planejados com antecedência. Assim, as métricas da conta não param de subir, como:

 

seguidores;

comentários reais e brasileiros;

curtidas;

compartilhamentos;

salvamentos;

alcance;

leads;

vendas.

 

Mas então, como fazer um calendário de conteúdo de longo prazo para seu Instagram? Listamos abaixo um passo a passo completo para elaborá-lo da melhor forma possível. Confira:

 

1. Escolha uma boa ferramenta de gestão

 

Primeiramente, escolha uma boa ferramenta de gestão para desenvolver o calendário de conteúdo. Existem várias opções por aí. Planilhas, Google Calendar, Trello, mLabs, Postgrain, entre outras.

 

De qualquer forma, a plataforma escolhida precisa ter bons recursos para organizar o processo criativo do perfil da marca. Lembretes, espaço para escrita, categorização de atividades e muito mais.

 

2. Crie categorias de conteúdo

 

Na ferramenta ideal, crie categorias de conteúdo diferentes para classificar suas publicações no Instagram. Elas servem para alinhar os posts com os objetivos da marca. Além de manter o interesse da audiência.

 

Imagine que um dos objetivos é promover a conscientização da marca entre os usuários, por exemplo. Neste caso, você pode ter uma categoria de conteúdo voltada a compartilhar sua visão, missão e valores.

 

Separar as postagens em categorias também traz diversificação à estratégia de conteúdo. Isso evita que o público se canse de acompanhá-lo, pois há uma variedade de temas para consumir.

 

Defina a frequência de postagem

 

Além de criar categorias de conteúdo, defina a frequência de postagem do perfil da marca. Ela não deve ser baixa, mas também não pode ser alta. Ou seja, é preciso encontrar um equilíbrio.

 

A quantidade de publicações semanais precisa ser o suficiente para manter o público engajado. Só que, ao mesmo tempo, não sobrecarregá-lo ao ponto de fazê-lo ignorar seus posts.

 

Existem alguns jeitos de chegar no ritmo mais adequado. Use o benchmarking e analise o que seus concorrentes fazem, por exemplo. A pesquisa te dará uma boa noção de quantas vezes publicar.

 

Da mesma maneira, faça testes com a audiência. Em determinada semana, compartilhe 5 conteúdos semanais, por exemplo. Na outra, diminua o ritmo para 3 publicações. Então, compare e veja qual frequência se saiu melhor.

 

Publique nos melhores dias e horários

Junto a frequência, busque os melhores dias e horários para publicar. O ideal é que você só compartilhe conteúdos nos momentos em que seus seguidores estão mais ativos na rede social.

 

Isso porque, o engajamento inicial dos posts será bem melhor. Por tabela, o algoritmo vai considerá-los relevantes e recomendá-los para mais pessoas com interesse em comum.

 

Por sorte, o próprio Instagram disponibiliza a informação para contas comerciais. No painel profissional, você encontra um gráfico que indica o período de maior atividade do público do perfil.

 

5. Prepare cada post com antecedência

 

Cá entre nós, imprevistos sempre acontecem. Se você tiver um calendário de conteúdo, porém, as situações inesperadas da vida não vão ser problema à estratégia da marca.

 

No modelo de gerenciamento, as publicações devem ser desenvolvidas com antecedência. Todos os detalhes são finalizados muito antes da data de compartilhamento. Imagens, vídeos, legendas, hashtags, marcações, entre outros.

 

Até porque, a prática garante a qualidade dos conteúdos. O responsável por criar o post tem um intervalo de tempo maior para prepará-lo e ainda pode fazer uma revisão próximo ao momento de publicar.

 

Registre o desempenho dos conteúdos

 

Monitore o desempenho de cada postagem e registre todos os resultados no calendário de conteúdo. Alcance, engajamento, cliques, conversões, entre outras métricas.

 

De tempos em tempos, avalie os dados coletados para entender o que está funcionando e o que não está na estratégia. Posteriormente, promova as melhorias necessárias.

 

Conclusão

 

Por fim, postar por postar não vale a pena. É necessário trabalhar com estratégia nas atividades criativas do perfil da marca. Principalmente, por meio de um calendário de conteúdo de longo prazo.

 

Ele organiza a produção de conteúdo de meses ou até mesmo de 1 ano inteiro eficientemente. Isso só acontece porque o modelo de gerenciamento se baseia nas melhores práticas para crescer no Instagram com tráfego orgânico.

 

Então, está esperando o quê? Faça seu calendário de conteúdo o mais depressa possível, supere os principais concorrentes do mercado e fortaleça o engajamento da marca na rede social como nunca antes.

Comentários (0)