Câmara: aberta a disputa por cargos nas comissões

...

Os vereadores da Câmara Municipal de Palmas definem entre hoje, terça-feira, 27 e amanhã, dia 28, quais serão os membros e os presidentes das comissões permanentes da Casa. No alvo da disputa estão três comissões importantes: Constituição e Justiça; Orçamento, Fiscalização, Tributação e Controle, e finalmente, a comissão de Administração e Urbanismo.

Da base do governo municipal, do prefeito Raul Filho, só podem concorrer à presidência destas comissões, os vereadores que não integram a mesa diretora da Casa. Ficaram de fora do rateio de cargos na direção os vereadores Milton Néris (PT) e Bismarque do Movimento (PT), que abriu mão de sua vaga na chapa para a composição feita com o bloco de oposição para a entrada de Divina Márcia na segunda secretaria. Fora do PT, está o utista Lúcio Campelo, que está integrado à base do prefeito na Casa. Estes três nomes seriam os virtuais presidentes nestas comissões.

A de Constituição e Justiça é também a menina dos olhos da oposição. O bloco tem oficialmente cinco votos, mas não conta com o vereador Folha (PTN), o que reduz o grupo para quatro: Valdemar Jr., Fernando Rezende, Carlos Braga e Divina Márcia. Esta última não pode concorrer a presidência, mas , prevalecendo a resolução que estava em vigor até o final do ano que passou, pode ser membro. Valdemar Jr. e Fernando Rezende são advogados, o segundo com mais atuação na área. Ambos têm interesse na CCJ.

O que falta ao grupo de oposição é voto para conquistar a presidência de qualquer das comissões, mas acabará ficando na vice-presidência em pontos importantes. O vereador Aurismar Cavalcante compôs o bloco de oposição na disputa pela mesa diretora, e por isso teve 11 dos 12 votos para o cargo de vice-presidente na mesa.Se mantiver a posição de fechar com os oposicionistas o bloco volta a ter cinco integrantes. A divisão dos cargos nas comissões pode ficar interessante nos próximos dois dias. Resta ver como os vereadores vão se alinhar.

Comentários (0)