O Canadá se firma como o país mais escolhido por estudantes brasileiros para fazer intercâmbio, há 14 anos consecutivos, conforme a Pesquisa Selo Belta 2019. Encomendada pela Associação Brasileira Especializada em Educação Internacional (Belta) e executada pelo grupo Mobilidade Acadêmica, do departamento de Pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o levantamento buscou dados tanto de agências de viagens quanto de estudantes que planejam estudar fora do Brasil.
Entre as cidades canadenses, Vancouver e Toronto estão entre as mais procuradas pelos brasileiros para fazer intercâmbio de inglês e Montreal se destaca entre aqueles que querem aprender francês. Tanto a língua francesa quanto a inglesa são os idiomas oficiais do país, o que aumenta as chances dos estudantes ampliarem o vocabulário, dependendo da cidade escolhida.
A Hotcourses Brazil, plataforma que reúne websites com dicas e informações sobre instituições, escolas, faculdades e universidades internacionais para brasileiros que queiram estudar fora, selecionou possibilidades de formações curtas ou de longo prazo para o estudante fazer no Canadá. Confira:
Cursos online
Além de facilitar na redução dos gastos, os cursos EAD possibilitam que o estudante adeque a formação à sua disponibilidade. Boa parte das faculdades e universidades canadenses possuem versões online dos cursos, oferecendo diplomas de graduações e pós. Além disso, existe a Canadian Virtual University, rede com 11 instituições especializadas no ensino a distância.
Técnicos e vocacionais
São mais de 10.000 cursos vocacionais em 127 faculdades, institutos e politécnicos públicos disponíveis em todo o Canadá. De acordo com o EduCanadá, as áreas mais comuns são: Agricultura, Jornalismo, Negócios, Higiene Dental, Design, Tecnologia da Engenharia, Meio Ambiente, Saúde, Gestão Hospitalar, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Línguas e artes, Ciências e Ciências Sociais.
Graduação e pós-graduação
No país, 96 universidades públicas e outras particulares oferecem, juntas, mais de 15.000 programas de estudos em níveis diferentes. Mas os valores são bastantes variados e dependem, principalmente, da área de pretensão do estudante.
Comentários (0)