O câncer de pênis é uma realidade preocupante no Brasil, com números alarmantes registrados em 2023: 651 amputações – totais e parciais – e 454 óbitos em decorrência da doença, segundo dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Urologia. Esses números reforçam o país como um dos locais com alta incidência de câncer de pênis, uma condição grave que, em muitos casos, pode ser evitada com medidas preventivas e diagnóstico precoce.
O tema será um dos destaques do 1º Congresso de Uro-oncologia da Região Norte, que ocontece nos dias 29 e 30 de novembro na Faculdade de Ciências Médicas – Afya Palmas. O evento gratuito reunirá especialistas renomados em debates e apresentações sobre os principais tipos de câncer urológico, incluindo próstata, rim, bexiga e testículos. Entre os palestrantes confirmados estão especialistas de renome nacional, como Dr. Rafael Coelho (SP), Dr. Tobias Machado (SP), Dr. Nilo Jorge (BA), Dr. Paulo Lages (DF) e Dr. Uirá Resende (GO), além de profissionais locais, como Dr. Hilton Soares e o próprio organizador do evento, Dr. Hamilton Franco.
Para o especialista em cirurgia robótica e organizador do congresso, Dr. Hamilton Franco, a abordagem de temas como o câncer de pênis é essencial para conscientizar e promover avanços na área. “O câncer de pênis é uma doença que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes e tem um grande impacto social. Nosso objetivo com este congresso é proporcionar um ambiente de troca de conhecimentos e experiências que beneficiem tanto os profissionais de saúde quanto os pacientes”, afirma o médico.
Realizado pelo Instituto de Cirurgia Robótica, o congresso conta com a parceria da Astellas, Johnson & Johnson e Rede Medical, além do patrocínio de Bayer, AstraZeneca, DermaKura, Hospcom, Comed, Franco e Franco Engenharia, RR Smart Clinics, Ipsen, Magalhães Advocacia, Strattner e Autovia Fiat. O evento também recebe apoio da Faculdade de Ciências Médicas – Afya e da Sociedade Brasileira de Urologia - Seccional Tocantins (SBU-TO).
Comentários (0)