A Caravana Acelera Tocantins está no Bico do Papagaio desde sexta-feira, 18, provocando agitação e expectativa por onde passa. Em Araguatins, na praça central da cidade, um dia após a passagem do governador, ouvi de um barraqueiro: "eu não conhecia o governador. Mas vi ele assinando o papel pra entregar o cheque moradia. Vou atrás, por que tô esperando por esses benefício há muito tempo".
A conversa é a mesma por onde se passa: as pessoas querem ver quem é o novo governador que sucedeu Marcelo, e saber que benefícios ele está trazendo. Não é de se esperar coisa diferente. Com exceção de quem vive o dia a dia da política tocantinense, a maioria da população que vive uma realidade distante do poder não conhece o até alguns meses, deputado estadual Carlos Gaguim.
Além da alteração na rotina das pequenas cidades, o que a Caravana mais traz de concreto é a esperança dos benefícios que a população precisa. A expectativa em torno de casas populares é grande, mas não é só esta. A lembrança de benefícios que existiam no passado está presente na cobrança de populares. "O hospital de Augustinópolis tinha todo tipo de médico pra gente se consultar. Hoje é só um clínico pra atender todo mundo, e uma médica que vem de vez em quando de Imperatriz", comentava uma moradora, também de Araguatins.
Pacote de esperança
Ao percorrer o estado com sua caravana, o governador Gaguim está impedido de fazer qualquer ato que possa ser interpretado como campanha antecipada. Por isso, tem que se limitar a atos administrativos em ambiente fechado, e usar dos recursos da comunicação com moderação. Ainda assim, sua simples presença com a estrutura de governo tem o dom de modificar a paisagem, e trazer mais que um pacote de obras, a esperança de vida melhor para um povo tão sofrido, e carente de quase tudo. Uma gente forte e trabalhadora, que colore a paisagem do Bico do Papagaio.
Comentários (0)