Carta aos diplomados desta quarta

...

Logo mais às 19 horas, no Teatro Fernanda Montenegro, os doze vereadores eleitos, suplentes, e o prefeito eleito Raul Filho, assim como sua vice-prefeita, Edna Agnolin serão diplomados. A solenidade é aguardada com ansiedade, principalmente pelos oito que chegam ao parlamento municipal para o primeiro mandato. A expectativa é grande. Alguns chegam cheios de sonhos, outros já calejados pelo custo político e financeiro de suas campanhas. Custo, diga-se de passagem, que se uns já pagaram, outros começarão a quitar a partir de 1º de janeiro. Para a população isto não importa. Pelo menos não é isto que ela vê quando assiste à posse de homens e mulheres nos quais acreditaram,pelos quais brigaram nas ruas e nas esquinas, do salão de beleza ao botequim, na roda do shopping ou no ponto de ônibus.

Para o eleitor -  este cidadão na maioria das vezes ingênuo e alheio à máquina que roda atrás de um candidato para torná-lo vitorioso - o que vale é outra coisa. O eleitor, ao assistir a diplomação, e daqui há alguns dias a posse de seu vereador, ou vereadora, é um ser cheio de esperança.Ainda não está decepcionado. Ainda não se sentiu traído numa votação em que esperava a atitude aguerrida do "seu" representante,e este comportamento não veio.

Hoje é o dia da noite de núpcias. Depois do casamento sacramentado, é que começa a vida a dois. Depois do voto selado nas urnas, resultado apurado, e diploma concedido a prefeito, vice e vereadores começa a convivência de quatro anos. Fico imaginando o que diriam estes milhares de palmenses que votaram e conseguiram eleger seus vereadores. Aquele que tem esperança em um desses doze.

O que pediriam? Coerência com o discurso. Ética nas ações.Defesa do interesse público acima dos interesses de grupos (lembrando que um partido é um grupo, e que o povo é mais que isso). Honestidade. Atenção. Este último quesito é um dos que mais provocam reclamações. Do candidato simpático da época da eleição, muitos paralamentares eleitos passam a ser " a autoridade" que nunca tem tempo, que está sempre com pressa, que não se lembra do eleitor e muitas vezes passa por ele, sem lhe dar a mínima... atenção.

Espero que não seja este o destino do grupo que será diplomado esta noite. Que a convivência seja benéfica, e pacífica. Que os novos vereadores de Palmas não decepcionem seus milhares de eleitores. O prefeito reeleito Raul Filho tem a oportunidade de corrigir os erros da primeira gestão, por ele admitidos durante a campanha eleitoral.

A vice-prefeita, Edna Agnolin, chega cercada de brilho e muita expectativa. Tem empatia popular. O povo gosta dela e acredita nela. É uma grande responsabilidade sob os ombros. Os dois, eleitos por menos que a metade do eleitorado, vão governar para 100% dos moradores de Palmas.

Então, nessa carta aos eleitos e diplomados hoje, mais tarde, só resta pedir o básico: cumpram os compromissos feitos. Isso é tudo que o eleitor pode desejar.

Roberta Tum

roberta@blogdatum.com

Comentários (0)