Sem dúvida nenhuma, Palmas já é uma forte referência no que se refere ao tratamento de câncer, bem como em outras áreas da saúde. Com isso a cidade recebe pacientes de vários Estados e regiões vizinhas, como Pará, Maranhão, Mato Grosso, cidades do norte de Goiás e parte da Bahia. Neste ano de 2014 a Clínica Oncológica de Palmas mudou-se para uma estrutura própria, dando continuidade a prestação de serviços com excelência aos seus pacientes que fazem quimioterapia, além do atendimento nas diversas especialidades que incorporou ao seu quadro, e, a novidade é que muito em breve contará com um serviço de Radioterapia.
Hoje aqueles que precisam fazer Radioterapia, têm que se deslocarem para outros centros, causando transtornos ao paciente e à família que muitas vezes não têm estrutura em outras localidades. Segundo o Rádio Oncologista, Dr. Ismar de Rezende Júnior este deslocamento acontece no momento em que os pacientes estão fragilizados pelo diagnóstico do câncer, pela quimioterapia e ou pela cirurgia previamente realizada, em alguns casos.
O tratamento com radioterapia consiste na sua maioria, de aplicações diárias de radiação ionizante, moduladas em feixe, que atingem o plano de volume tumoral com preservação dos órgãos adjacentes ao volume tratado. O tempo de tratamento varia de acordo com a patologia e se estende a cerca de trinta e oito aplicações, uma fração ao dia, para um tratamento radical para Câncer de Próstata ou até em uma única sessão para uma metástase óssea por exemplo. A maioria dos tratamentos é fracionada, em torno de quinze minutos ao dia no Acelerador Linear, por trinta a trinta e cinco aplicações, realizadas de segunda à sexta-feira. Os efeitos colaterais são inerentes ao tratamento, dependem da região a ser tratada, e segundo o Rádio Oncologista, são minimizados quando o paciente está em casa, próximo de seus familiares. “Observo que muitos pacientes que saem para outros Estados para realizar o seu tratamento, muitas vezes são prejudicados por uma carência afetiva, causada pela distância dos familiares, por uma alimentação que não é a da sua casa ou por um colchão inadequado, o que pode trazer por exemplo uma noite ruim de sono. Muitas vezes pelo simples fato de estar fora de casa, a sua saúde já é prejudicada, lembrando que este é um momento que o paciente precisaria estar restabelecido emocionalmente para tolerar o tratamento”, afirmou o Rádio Oncologista.
O início do serviço de radioterapia na Clínica Oncológica de Palmas oferecerá à população de Palmas e região, um atendimento Oncológico integral, o que inclui todas as modalidades de tratamento, fazendo com que o paciente sinta o conforto e a segurança no atendimento em sua própria cidade ou região, com padrão de serviços encontrados em São Paulo, Rio de Janeiro e de cidades de países de primeiro mundo.
A tecnologia a qual está sendo implantada no serviço de radioterapia, o Acelerador Linear Varian, IX, contém duas energias de fótons, cinco energias de elétrons, cento e vinte lâminas de multileaf, sistema de verificação de posicionamento de paciente e intensidade modulada de feixe, o que colocará Palmas em posição de destaque nacional no que diz respeito à Radioterapia, em especial na região Centro-Norte do país.
Assim, a instalação da Radioterapia em Palmas consolidará o crescimento do serviço de tratamento Oncológico da capital, possibilitando que os palmenses e tocantinenses realizem seu screening preventivo, tratamento cirúrgico, quimioterápico e em breve também a radioterapia em um serviço completo, de alta qualidade e tecnologia, bem próximo de seus lares.
Comentários (0)