O Tocantins é apontado como um dos estados com maior incidência de dengue no País, mas em Colméia os investimentos feitos pela administração municipal e o trabalho da equipe da Atenção Básica - Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde fizeram com que casos da doença fossem reduzidos e apenas um caso foi registrado no município, segundo informações do secretário municipal de Saúde Antonio Castanho.
Castanho contou ao Site Roberta Tum que no ano passado foram notificados cinco casos, contra 17 em 2010 e em 2009, foram identificados 27 casos da doença.Atualmente oito agentes atuam na defesa e combate a dengue , sendo seis que faz visitas e dois borrifadores, além de dois servidores da Funasa – Fundação Nacional de Saúde que trabalham na inspeção dos serviços. “Mas todos os servidores da Saúde estão engajados na luta contra a dengue”, lembrou Castanho.
O secretário ressaltou que a colaboração e parceria do trabalho realizado com a prefeitura é o fator principal para o sucesso alcançar esse resultado positivo e afirmou que a participação da população é fundamental para a redução dos casos de dengue. “A sociedade tem sido participante e não recusam a colaborar. As borracharias e construções são sempre inspecionadas e o resultado é gratificante. Ainda tem a limpeza da cidade que é destaque no nosso Estado”, afirmou.
De acordo com Castanho no mês janeiro, foram realizadas 3.277 visitas domiciliares; eliminados 1.556 possíveis recipientes que serviam como criadouros do mosquito transmissor; identificados 31 pontos estratégicos; encontradas 22 amostras positivas; notificados sete imóveis em risco e feito o manejo ambiental em todo o território do município. Ainda foram realizadas 62 borrifações compreendendo dois ciclos. (Thaise Marques)
Comentários (0)