Com aumento do uso da banda larga fixa, internet chega a 90% dos lares brasileiros

Além das vantagens, o uso da internet em casa requer cuidados, principalmente na segurança da rede.

Crédito: Freepik

A quantidade de domicílios brasileiros com acesso à internet aumentou entre 2019 a 2021. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, 90% dos lares brasileiros tinham acesso à internet e pela primeira vez a banda larga fixa superou o uso da rede móvel nos domicílios, saltando de 78% para 83,5%. Especialistas apontam que o crescimento pode estar relacionado a pandemia e também pela expansão do acesso na região Norte do país.



A maioria das residências estão conectadas à rede por meio de fibra óptica ou cabo, que oferecem uma internet com qualidade superior. Mas para desfrutar de todas as vantagens do acesso à internet em casa, é importante ter um bom pacote. No Tocantins, o aumento da demanda por pacotes maiores foi sentida por algumas provedoras de internet. Na Sim Internet, cerca de 51% dos clientes passaram a optar por pacotes intermediários, visando principalmente a qualidade da internet e a variedade de produtos ofertados no pacote.



Ter e acessar a internet de casa, pode trazer inúmeras vantagens, como acesso amplo a informações, comodidade, entretenimento e outros. Mas com certeza, a segurança é uma das principais vantagens de quem acessa a internet de casa, por isso alguns cuidados são necessários para garantir o bom uso da internet.



Para preservar a segurança da internet em casa, é necessário que as configurações de segurança do wi-fi estejam bem-feitas, para evitar que outras pessoas acessem a rede. No Brasil, a prática de compartilhar o wi-fi com os vizinhos é muito comum, segundo o levantamento TIC Domicílios, 20% dos usuários acessavam a internet por meio da rede do vizinho em 2019.



Com essa prática, quem compartilha a internet pode ficar, por exemplo, sem conseguir usá-la para o que precisa. “Isso ocorre porque a empresa provedora leva em consideração a infraestrutura, a tecnologia e o suporte necessário para o funcionamento da rede apenas no local determinado em contrato. E esse é o menor dos possíveis problemas de quem divide a rede”, alertou o gestor de T.I da Sim Internet, Marco Pollo Mendes.


Através do Wi-Fi, os computadores ou outros dispositivos que estiverem na rede passam a compartilhar informações. “Os riscos de alguém bisbilhotar o que você anda fazendo ou acabar espalhando até sem querer um vírus entre todos os usuários que estão conectados aumentam e muito, comprometendo a segurança de dados”, afirmou.



Por isso, para desfrutar da internet é necessário garantir a segurança e acima de tudo evitar o compartilhamento, ainda que seja visto por muitos como um ato de bondade, ou aquele velho “jeitinho brasileiro” para pagar mais barato por um serviço, no fim das contas, o prejuízo pode ser grande.

Comentários (0)