Trabalhando com a educação de tempo integral, o Colégio Militar de Palmas oferece atividades que, segundo o tenente Sthefan Bravin, funcionam como uma válvula de escape para a educação formal. Um projeto que tem tido destaque entre a comunidade escolar, é o que oferece as aulas de dança tanto durante a semana quanto nos fins de semana, e hoje atende cerca de 100 alunos do Colégio.
O tenente Bravin informou que para que o aluno participe das aulas é necessário que atenda à alguns requisitos de conduta. “O nosso critério de escolha está na aprovação de questões como comportamento, notas, ou seja, a conduta do aluno no ambiente escolar”, informou ao destacar que para que o aluno continue no projeto, ele deve manter a boa conduta.
Descontração e formação cultural
A professora Marcia Regina Sommer, informou que o projeto com as aulas de dança têm proporcionado aos alunos um momento de descontração, interação e contato com os mais variados ritmos. “Aonde se pode imaginar que jovens de 15, 16 anos estariam dançando bolero”, destacou a professora ao informar que a atividade proporciona ao estudante um aumento no seu “repertório cultural”.
Segundo o professor Jefferson Marques, a dança proporciona inúmeros benefícios. “Além dos benefícios fisiológicos, a interação, a prática cultural, tudo isso agrega na formação dos nossos alunos”, informou o professor ao destacar que o projeto oferece aulas de dança de salão, balé e jazz.
Aceitação e inclusão
“Hoje nós percebemos que os meninos participam e gostam das aulas, todos dançam e se saem bem. A dança de salão e pela qual os alunos mais se interessaram, já que o projeto antes só abarcava o balé. A modalidade de dança de salão é menos excludente, ou seja, meninos e meninas, independente do porte físico, participam e interagem”, destacou a professora Marcia Regina.
Já o estudante Felipe Dias afirmou que aprender a dançar tem sido uma grande experiência. “Me sinto bem quando danço, tenho vontade de vir a todas as aulas e aprender. É bom até mesmo quando vou a uma festa,pois sabendo dançar eu interajo mais”, informou ao destacar que “dançar é viver”.
Para a aluna Jordana Sousa a oportunidade é unica. “Eu sempre gostei e sempre tive vontade de aprender a dançar, mas nunca tive oportunidade. Hoje eu consigo, já que a escola me oferece isso”, informou Jordana que ressaltou ainda que se sente motivada a ter uma boa conduta na escola para continuar no projeto.
Projeto se estende para professores e funcionários
Conforme informou a professora Marcia Regina, o projeto foi estendido para os funcionários e professores do Colégio Militar com a finalidade de proporcionar interação e diversão entre eles. “Passamos a semana toda na correria do trabalho e muitas vezes não conseguimos interagir com os nossos colegas, e com a dança tenho certeza que vamos conseguir proporcionar a interação entre os funcionários do colégio”, finalizou.
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