Uma coisa assim, num princípio de campanha eleitoral tem graves consequências. Pode ser que de onde saiu este, venham mais surpresinhas por aí nas próximas semanas. Não quero tecer comentários maiores sobre o assunto antes de ouvir o que o prefeito tem a dizer daqui há pouco, às 11hs na coletiva que dará à imprensa.
O fato, no entanto, e aquilo que pode vir a se tornar as eleições deste ano em Palmas, me trouxeram a uma reflexão mais profunda, e à decisão que tomo hoje, de deixar de comentar o processo eleitoral de Palmas, pelos motivos que passo a explicar abaixo.
Os compromissos de uma cobertura honesta
Construí nos últimos três anos e meio, um vínculo de lealdade e sinceridade intensos com você, meu leitor. Além do compromisso em fazer deste espaço de notícias na web um ponto de equilíbrio na cobertura política do Estado, me propus aqui a fazer análises do cenário político com total liberdade, sem atender aos interesses de quem quer que fosse.
Dizer a verdade ao leitor em primeiro lugar. Trazer as mais variadas versões, das mais diferentes fontes – preservando-as, sempre que possível – da forma mais completa que eu e minha equipe pudermos apurar.
Separar, de forma clara no site, o conteúdo noticioso, do conteúdo de opinião e de crítica. Ao expressar um ponto de vista, ser direta: contra ou a favor, mas sem me posicionar como “a dona da verdade”.
Ao criticar duramente um agente público ou uma ação, fazê-lo sem fechar a porta para corrigir, se for preciso, algum erro de avaliação: este tem sido meu mais duro exercício, praticamente diário, feito aqui.
Jogo aberto: não dá para ser diferente
Fazer jornalismo não é tarefa fácil em nenhum lugar do mundo. Fazer jornalismo político e esportivo, talvez seja o que há de mais difícil na profissão, porque só consegue ser bom nestas duas áreas quem é apaixonado por elas. Difícil ter um jornalista esportivo sem time do coração. E raramente um jornalista político, deixa de ter suas convicções.
Nos últimos anos, depois de viver a política dentro dos partidos, perdi as paixões, abandonei os grupos. Corri longe da filiação partidária. Voltei para o jornalismo para analisar de fora e com a veia crítica que - para o bem ou para o mal - me acompanha desde que me entendo por gente, os políticos, suas ações e as consequências delas.
Neste meio tempo sempre busquei me pautar pelo caminho do equilíbrio. Dar voz a todos os lados. Fazer análises sem preconceitos ou preferencias. Controlar a antipatia (quem não as tem?) pelos que considero cínicos ou hipócritas.
É por tudo isto que hoje venho dizer de público a todos os meus leitores, que a partir de agora só poderei escrever sobre o processo político de Palmas em ocasiões especiais. Quando a gravidade dos fatos me obrigarem a isto.
E a explicação é muito simples: hoje a cidadã, toma o lugar da jornalista.
Site RT muda formato e nome no fim do mês
O Site Roberta Tum segue seu caminho, e passará por uma transformação no final deste mês de julho, quando assumirá a forma do grande portal de notícias em que se transformou. As mudanças começam a ser anunciadas nos próximos dias.
Vai ficar melhor e mais ousado, para se manter na ponta do jornalismo on line. E por isto mesmo, não pode perder as principais características, que nos trouxeram onde estamos: agilidade, responsabilidade, verdade.
Nossa cobertura será a mais ampla e completa possível de todas as correntes políticas que têm seus candidatos registrados. Aqui e nas cidades que conseguirmos cobrir.
Respeito a todos, espaço a todos, voto em apenas um
Já a cidadã, Roberta Tum se absterá a partir de hoje de emitir opinião sobre o processo eleitoral em Palmas, a não ser que razões extremas me obriguem a isto.
É que não poderei seguir fazendo análises políticas neste espaço, como se fosse uma eleitora, entre os milhares de eleitores indecisos da capital que busca em um e outro qualidades e avalia seus defeitos, para depois formar uma opinião e tomar uma decisão.
Continuarei comentando sobre todo o resto, com a mesma liberdade mas deixo de falar de Palmas por que começo esta eleição com meu voto para prefeito desde já definido.
Com todo respeito pelas forças políticas que vão se enfrentar este ano e mantendo a igualdade editorial no tratamento de cada um dos candidatos, deixo de dizer o nome da minha referência e mantenho meu voto secreto.
O compromisso segue claro e passa a ser fiscalizado por todos vocês: Negativo ou positivo para qualquer candidato, todos os fatos importantes desta eleição serão amplamente divulgados pelo Site Roberta Tum.
Sei que corro o risco de que alguns não compreendam acusem, como é de praxe, de parcialidade, mas jamais me atreveria a menosprezar a inteligência de vocês, que me a honra de me acompanhar diariamente confiando naquilo que coloco aqui sempre com clareza e transparência na intenção de incentivar o debate .
Aos que entenderem assim, paciência. Prefiro a verdade, que pode hoje me levar a princípio, a perder leitores, do que a meia verdade, que é sempre uma mentira disfarçada.
Talvez algum dia veículos e jornalistas políticos se sintam mais a vontade para declarar apoio e voto no Tocantins, sem medo da pecha de parciais. O debate de ideias, com certeza, ficaria mais honesto assim.
Permaneça acompanhando todo o nosso conteúdo noticioso. Permaneça lendo aqui, diariamente a minha opinião, concordando ou discordando dela, como sempre.
Como eu já disse aqui uma vez este veículo se tornou maior que eu. Pertence ao leitor tocantinense.
Nosso compromisso, continua sendo, mais do que nunca, com a verdade. Este incrível quebra-cabeças feito de várias versões.
Boa segunda-feira a todos!
Comentários (0)