Boa parte das emendas parlamentares emplacadas pela bancada do Tocantins no orçamento 2009 começaram a ser empenhadas agora. Mas a discussão do Orçamento 2010 já está avançada nas comissões, onde o relatório preliminar foi aprovado na semana passada. Os deputados e senadores tocantinenses começam hoje a discutir as emendas individuais e de bancada, numa reunião convocada pelo coordenador, senador João Ribeiro.
“Faremos esta reunião hoje, convocada pelo senador, e outra amanhã, no escritório de representação”, informou mais cedo, por telefone a deputada Nilmar Ruiz (PR), ao Site Roberta Tum. Nilmar disse que as discussões são importantes para avaliar as necessidades do Estado em cada área, assim como as demandas das bases de cada parlamentar.
Leomar de volta
O senador Leomar Quintanilha reassumiu sua vaga no Senado, segundo sua assessoria, com o objetivo de participar da discussão e apresentação de emendas. A exoneração publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 17, sem qualquer anúncio à imprensa provocou especulações nos bastidores na manhã de hoje.
Uma delas é de que o senador José Sarney (PMDB) teria pedido a Leomar para estar presente neste momento. Outra versão dava conta de que a deputada federal Nilmar Ruiz poderia assumir a pasta da Educação. Ela sorriu ao comentar o assunto: “Estou ouvindo isso agora de você”.
Na pauta
As emendas que o Tocantins vai tentar emplacar buscarão recursos para diversas áreas, com destaque para os projetos de infra-estrutura e energização das plataformas da Ferrovia Norte Sul. Outro ponto em questão é a compensação que o Estado reivindica para os primeiros anos de instalação do Tocantins. Esta “dívida” da União, algo orçado em torno de R$ 500 milhões, é o maior desafio que a bancada enfrenta.
Em tempos de crise, arrancar este dinheiro dos cofres da União, não será tarefa fácil. Mas apoiando a base de Lula no Congresso, a maioria da bancada tocantinense liderada por Ribeiro tem seus trunfos na manga. É esperar pra ver o resultado.
Comentários (0)