Comércio de Palmas tem expectativa de aumento nas vendas em 10%

Em Palmas, o número de consumidores que devem ir às compras para presentear nesta data corresponde a um aumento de 10% em relação a 2022.

Crédito: Divulgação

Seguindo o crescimento do comércio nas últimas datas comemorativas, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais este ano. É o que aponta pesquisa realizada pelo SPC Brasil, em parceria com a Offer Wise Pesquisas, encaminhada para a CDL Palmas.

 

Em Palmas, o número de consumidores que devem ir às compras para presentear nesta data corresponde a um aumento de 10% em relação a 2022, refletindo o aquecimento das vendas do comércio em geral. De acordo com a pesquisa, o valor médio que os consumidores devem gastar nos presentes é de R$244. Do total, 52% pretendem comprar roupas, 34% perfumes e/ou cosméticos, 34% calçados e 24% acessórios. Em média, serão adquiridos 1,7 presentes.

 

O presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, fala da expectativa que a data traz para o comércio. “O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre, sendo um importante termômetro para avaliarmos como será o desempenho do restante do ano. Os lojistas esperam manter as vendas em alta e é claro que os clientes podem esperar promoções, diversidade de produtos e as lojas preparadas”, afirma.

 

A maioria dos entrevistados (74%) pretende realizar suas compras no comércio local, principalmente nos shoppings centers (31%), nos shopping populares (17%) e lojas de departamento (16%). E 39% desejam realizar as compras pela internet, principalmente em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%). Os fatores que influenciam no local de compra são preço (50%), promoções e descontos (39%), qualidade dos produtos (39%) e frete grátis (33%).

 

A forma de pagamento preferida é a vista (76%), sendo 30% no PIX, e 24% no dinheiro. Por outro lado, 37% têm intenção de pagar parcelado. 67% acreditam que os produtos estão mais caros este ano, 29% pensam que estão na mesma faixa de preço e 4% que estão mais baratos. A pesquisa ainda mostra que 26% dos compradores costumam gastar mais do que podem com as compras para esta data. Com destaque para os 12% que têm a intenção de deixar de pagar alguma conta para comprar o presente e para os 35% dos que desejam presentear no Dia dos Pais e estão com o pagamento de conta(s) em atraso. Desse total, 66% dos que têm contas atrasadas e pretendem presentear no Dia dos Pais, atualmente também estão com o nome sujo.

 

“A troca de presentes é uma forma de demonstrar afeto pelas pessoas que são importantes. Mas é importante lembrar que isso não precisa se tornar uma fonte de estresse financeiro. Controlar suas finanças ao escolher um presente é fundamental para manter o equilíbrio e evitar dívidas desnecessárias. O ideal é procurar aquilo que cabe no seu bolso e não traz desconfortos financeiros”, ressalta Silvan.

 

Comentários (0)